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quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Funções do Marketing Digital
Eric Santos/No texto de inauguração desta coluna, comentei que uma das barreiras que as empresas têm para usar a Internet para o Marketing é entender a complexidade do canal. São tantas redes, ferramentas e abordagens possíveis que muita gente acaba tendo dificuldades de entender o sistema como um todo, e por consequência, medo de experimentar.
Na verdade, a melhor forma de entender o Marketing Digital é se "afastar das árvores para conseguir ver a floresta", como na velha metáfora.
Para ajudar nessa missão de ver o todo, criamos um modelo simples que representa as cinco grandes funções que qualquer time de Marketing deve se preocupar para conseguir gerar resultados:
Monitorar:
As conversas e o marketing boca-a-boca sobre as marcas sempre aconteceram, mas na Internet é possível acompanhar o que as pessoas estão falando sobre a empresa e seus produtos e, caso necessário, agir adequadamente. Com o uso inteligente do monitoramento, também é possível descobrir e interagir "ao vivo" com pessoas que demonstram interesse no tema do seu negócio. Além disso, a Internet é um excelente meio para acompanhar as principais mudanças na sua indústria e os novos passos dos seus concorrentes, trazendo inteligência competitiva para a empresa.
Atrair:
O primeiro grande passo para gerar resultados com o Marketing Digital é trazer visitantes para o seu site (ou comunidades/perfis nas mídias sociais). Há três maneiras principais de se fazer isso:
(1) produzindo conteúdo relevante para seu público-alvo,
(2) otimizando o seu site para melhorar sua colocação no Google e outras ferramentas de busca – prática conhecida como SEO – e
(3) comprando mídia (anúncios) no próprio Google ou em outros sites que são visitados pelos seus potenciais clientes. Se bem equilibradas, essas atividades garantem um ótimo retorno sobre investimento em atração de clientes no curto e no longo prazo.
Relacionar:
Para a grande maioria dos negócios, especialmente os B2B, não é exatamente na primeira visita ao site que o potencial cliente toma a decisão de comprar o seu produto ou serviço. O Marketing Digital permite que a empresa retenha esse visitante, se mantenha próxima dele e aos poucos vá gerando credibilidade e abrindo portas para o negócio se concretizar. Para isso, é importante estabelecer os canais e as práticas para se fazer esse relacionamento com os clientes atuais e potenciais.
Converter:
Acima de tudo, o Marketing Digital deve ser visto como uma forma eficiente de gerar resultados ($) para a empresa. Ao longo do tempo, é preciso converter esses visitantes do site em clientes ou em oportunidades de negócio (Leads). Ao contrário das mídias tradicionais, na Internet há uma série de formas de conduzir o cliente para uma ação desejada, tais como entrar em contato com a Central de Atendimento, deixar informações de contato para que a equipe de vendas possa ajudá-lo, ou até mesmo a compra direta do produto ou serviço no próprio site.
Analisar:
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital se comparado às mídias tradicionais é a possibilidade de medir os resultados em detalhes. Mais do que isso, é possível identificar as ações que têm dado resultado e assim melhorar constantemente o Retorno sobre Investimento (ROI), cortando o que não funciona e aumentando os recursos onde o retorno é positivo.
Em linhas gerais, essas são as grandes missões que qualquer empresa deve fazer na Internet.
Para quem ainda não está familiarizado, o ideal é começar de forma simples, mantendo um equilíbrio nesses cinco campos e investindo pouco a pouco para se aprofundar e conhecer melhor as técnicas de cada área. Aos poucos aqui na coluna vou me aprofundar e entrar nos aspectos práticos de cada função.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-5-principais-funcoes-do-marketing-digital/60606/
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