A
Importância do monitoramento para as empresas
Para
realizar uma atuação profissional nas mídias sociais é preciso considerar
alguns aspectos importantes que são necessários para compreender as
necessidades e aperfeiçoar as estratégias de marketing digital. Planejamento
digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas e mensuração são muito
importantes, porém muitas empresas se esquecem ou ignoram uma das ferramentas
mais poderosas para a atuação nas mídias sociais: o monitoramento de redes
sociais. Monitoramento é o passo que fornecerá subsídios para entender como a
atuação da empresa está sendo conduzida e recebida pela audiência, é o feedback
de todo o trabalho executado. Com ele é possível saber o que está sendo falado
sobre sua marca, produtos e serviços, e estas considerações são fundamentais
para o posicionamento de uma marca nas mídias digitais. -
Em um
ambiente cada vez mais interativo e dinâmico é imprescindível que a marca saiba
o que está acontecendo nos ambientes em que atua e possa agir de forma rápida e
adequada, evitando possíveis repercussões negativas e crises. Temos visto uma
grande incidência de marcas que não sabem monitorar e se posicionar de forma
adequada nas mídias sociais, como o caso que ficou conhecido da marca de roupas
“Visou”:
O
monitoramento pode ser feito de forma manual e mais trabalhosa ou por meio de
softwares especializados. Seja qual for a forma, ela vai depender da demanda e
da estratégia da empresa, o fato é que o monitoramento deve fazer parte desta
estratégia.
Ambientes de
Monitoramento de mídias sociais
Existem
quatro aspectos primários de monitoramento que servem a objetivos definidos e
podem ser desdobrados ou esmiuçados de forma mais ampla de acordo com a
necessidade:
Marca
Coleta e
análise de menções sobre a marca, produtos, serviços, personalidades e demais
informações diretamente ligadas.
Concorrência
Monitoramento
de marcas concorrentes permite aperfeiçoar o próprio planejamento e estratégia.
Segmento de Mercado
Monitorando
o que é falado acerca de parceiros, fornecedores e o mercado em geral é
possível otimizar os processos e a comunicação da empresa.
Público-alvo
1. Saber as necessidades, dúvidas,
anseios e crenças gerais do público alvo permite que a empresa trace melhores
estratégias para o relacionamento.
2. Monitorando frequentemente sua marca
nas redes sociais é possível abrir um novo mundo de possibilidades e
perspectivas, tais como:
3. Capturar oportunidades de negócios
relacionadas ao seu mercado;
4. Captura de insights para futuros
planejamentos de diversas áreas;
5. Reforço diário da marca e seu
posicionamento por meio de ações e interações ;
6. Aprimoramento do canal de comunicação
com o público alvo;
7. Análise dos pontos fracos e pontos
fortes por meio das opiniões publicadas;
8. Feedback das ações e campanhas
online;
9. Ferramentas gratuitas de
monitoramento de mídias sociais
1. Social Mention
Bata definir
as palavras-chaves do monitoramento. Pesquisa em várias mídias sociais e
possibilita incluir filtros de termos. A
ferramenta disponibiliza um resultado completo, com top users, top keywords e
top hashtags.
2. Whos Talkin
Com boa
aparência e fácil navegação, basta fazer uma busca simples para conhecer o
autor da menção e podendo visualizar a mensagem diretamente da mídia social.
3. Kurrently
Para
monitoramento de Facebook e Twitter. É possíve conhecer a foto e o nome de quem
fez a publicação. O diferencial desta ferramenta é poder receber monitoramentos
direto no e-mail ou via leitor RSS.
4. Likester
Apenas para
Facebook. Demonstra os likes dos fãs. Com esta ferramente é possível melhorar o
conteúdo compartilhado com os fãs.
5. Topsy
Aparência
similar ao do Google. Também faz monitoramento do Google+, ainda raro entre as
ferramentas disponíveis. Apesar de ser complicado de utilizar no primeiro
momento, a ferramente fornece uma lista com as publicações originadas na ultima
hora, ultimo dia ou na ultima semana.
6. Tweetreach
Demonstra o
número de pessoa que foram impactadas por tweets relacionados ao termo
pesquisaso. É possível gerar gráficos, e também demonstra quantas respostas e
RT foram obtidos e ainda os comentários que serviram de base para os gráficos.
A ferramente peca por analisar apenas os ultimos 50 tweets.
7. Trendsmap
Indicado
para atuação no Twitter! A ferramenta oferecer as hashtags e os asuntos mais
populares do Twitter. Com isso é possível utilizá-la estratégicamente para
captura de fãs.
Soluções Tec Triade para
monitoramento
O
monitoramento é uma etapa fundamental para um trabalho de qualidade nas mídias
sociais. Por isso a Tec Triade Brasil conta com uma solução específica para
monitoramento de redes sociais e também parceria com uma das maiores empresas
de monitoramento do país.
Matéria da: http://tectriadebrasil.com.br/blog/a-importancia-do-monitoramento-de-redes-sociais-para-empresas/
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