•Without trust you don’t have sharing. •Without sharing you don’t have collaboration •Without collaboration you don’t have knowledge creation (assuming you have to work with others). So how do you gain trust? You first have to trust... Uma seleção dos melhores artigos sobre a WEB2.0 www.raizesdigital.wordpress.com
sábado, 8 de junho de 2019
Monitoramento nas Redes Sociais
O serviço de monitoramento de redes sociais é hoje um dos mais oferecidos pelas agências, segundo o Panorama das Agências Digitais.
Assim como boa parte das agências no país, a E-Dialog também presta serviços em redes sociais. Incorporamos a rotina de redes sociais ao funil de Inbound, principalmente nas etapas de atração e relacionamento.
Nesse contexto, as ferramentas servem para aumentar a produtividade da equipe. Há uma redução do tempo gasto em tarefas operacionais e um aumento da dedicação à estratégia. Exemplo: ao utilizar um app para captar os dados das redes sociais e compilar um relatório, temos mais tempo para pensar o que aqueles dados significam.
É comum recorrermos a ferramentas pensando que elas podem fazer o trabalho por nós. No Marketing Digital, isso não acontece. Apesar do ganho de produtividade, o resultado real produzido com a ferramenta ainda depende de estratégia, criação e otimização.
Basta comparar com algo mais comum, como uma lâmina, por exemplo. Nas mãos de um leigo, ela não tem grande utilidade além de pequenas tarefas cotidianas; nas de um cirurgião, pode salvar vidas. A ferramenta é a mesma, muda quem opera.
Ao longo de 7 anos de agência, absorvemos algumas ferramentas que tornaram nosso trabalho mais produtivo.
1. RD Station Marketing
No RD Station Marketing, as principais funções que utilizamos são o agendamento de posts no Facebook, Twitter e LinkedIn e o acompanhamento de relatórios de resultados. Antes de conhecer o software, utilizávamos outras ferramentas para a tarefa de agendamento, mas com a integração com os dados de Leads o RD Station torna-se essencial.
Ao utilizar o app para postar nas redes sociais, conseguimos fazer um monitoramento mais preciso das conversões, já que há uma integração entre o link e as Landing Pages. Além desse benefício o RD Station já conta com um calendário com algumas sugestões de datas especiais.
Na ferramenta há também a visualização de quais posts deram mais resultado. Isso ajuda bastante a pensar no repost, por exemplo. Algo que nos surpreendeu ao utilizar o RD Station foi ver que, para um cliente específico, o LinkedIn tinha mais impacto do que o Facebook, apesar de ele ter mais seguidores na segunda rede social.
2. Reportei
Um problema comum que tínhamos na agência, principalmente por lidarmos com pequenas e médias empresas, era o de que os relatórios tomavam muito tempo dos analistas na etapa de coleta de dados. Como não havia uma comunicação entre dados de Facebook, Instagram e Google Analytics, era necessário buscar dados relevantes manualmente.
Conseguimos resolver isso com o Reportei. Ele gera um relatório que une redes sociais e Analytics dentro de um template. No relatório, há um espaço para escrever uma análise do que foi visto e em seguida ele pode ser enviado ao cliente via PDF ou link.
O Reportei ainda não disponibiliza dados customizados, apesar de já existirem 2 templates de relatório (simples e completo). O foco é o relatório que é enviado para o cliente – não é ideal como uma ferramenta de Business Inteligence.
3. Instamizer
O Instamizer é uma ferramenta para programar posts no Instagram. Além dos posts tradicionais, ele permite criar Instagram Stories e fazer os Reposts.
O app ainda possibilita fazer interações com usuários e o monitoramento de comentários. Outra função que também é útil é a ferramenta de análise de dados focada no Instagram.
Um ponto interessante é que ele permite que você salve um grupo de hashtags para usar nos posts. As hashtags ajudam na propagação do post no Instagram e podem ser repetidas de acordo com a persona-alvo.
4. Adespresso
O Adespresso é uma ferramenta que utilizamos para gerenciar os Facebook Ads. O diferencial é poder automatizar algumas ações, como impulsionar determinados posts ou otimizar anúncios que tenham melhor desempenho.
Dentro do app há também a opção de criar diversas segmentações em poucos cliques. Essa seleção é bastante útil para quem precisa realizar testes A/B. O Adespresso faz a divisão de verba proporcional ao tamanho da segmentação, além de manter o anúncio “campeão” no ar.
Na parte de relatórios e análise de dados, o Adespresso é bastante completo. Existe um dashboard para os analistas e um “report generator” ideal para enviar relatórios aos clientes. Como o relatório é altamente customizado, você precisa ter claro o que deseja colocar nos módulos de visualização – no começo é algo trabalhoso.
5. Instagress, Influx Social e Turbogram
Instagress, Influx Social e Turbogram são ferramentas que fazem praticamente a mesma coisa, com pequenas diferenças. Elas automatizam alguns processos do Instagram com o foco em ganhar mais seguidores e engajamento.
A prática de usar ferramentas é polêmica já que muitos defendem que se trata de uma espécie de spam. De acordo com o modo de uso, realmente isso pode acontecer. Mas há maneiras de ter resultados produtivos sem spam.
As 4 automatizações padrão são: likes, comentários, seguir e unfollow. Ou seja, o perfil do Instagram vai fazer interações em escala. O spam, nesses casos, pode ser quando o perfil curte posts ou comenta automaticamente, sem se importar com o conteúdo ou personalizar a mensagem. As 4 ações são utilizadas para chamar a atenção de potenciais seguidores.
Na hora de automatizar, por exemplo, você pode escolher seguir os seguidores de determinado concorrente ou basear a segmentação em geolocalização, tags e outras opções.
O cuidado deve ser redobrado ao utilizar tais ferramentas – evite usá-las quando o perfil do Instagram ainda é recente ou tem poucos seguidores. Isso aumenta a chance de o Instagram banir o perfil por spam.
6. Scup Social
O Scup Social é uma ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais que permite que empresas conheçam o mercado em que atuam, o público e os concorrentes. Ele permite monitorar redes sociais diversas, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Flickr, dentre outras. Você traça uma estratégia e a solução faz o monitoramento.
Identificar tendências, participar de conversas, fazer melhorias em campanhas e estabelecer uma presença na internet são algumas das possibilidades.
7. mLabs
O mLabs tem funções diversas de gerenciamento de redes sociais. Agendar posts, responder mensagens, analisar métricas e gerar relatórios são suas principais funcionalidades. É possível convidar outras pessoas a agendarem posts e gerarem relatórios.
O painel organiza as diversas redes sociais gerenciadas de forma bem visual. Aprovar conteúdos também é simples, pois pode-se convidar os próprios clientes a fazerem ajustes nas publicações.
Qual a melhor ferramenta?
Ao longo dos anos, aprendemos na agência que existe a ferramenta ideal para determinado tipo de situação e de cliente. E que algumas ferramentas também não se aplicam a outras situações. Um exemplo claro é o de apps como o Instagress, que podem prejudicar mais do que ajudar uma marca se forem mal utilizados. Sendo assim, nem todos os projetos precisam das 5 ferramentas ao mesmo tempo.
O uso de ferramentas se torna mais necessário à medida que a agência precisa atender um maior volume ou quer dedicar o tempo dos analistas à estratégia e não ao operacional. Com a expansão e o crescimento da agência, elas serão fundamentais no dia a dia.
Este post foi escrito por Renan Caixeiro, diretor comercial da E-Dialog Comunicação Digital.
https://resultadosdigitais.com.br/agencias/monitoramento-de-redes-sociais
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