sexta-feira, 24 de maio de 2019

Marketing Digital do futuro começa agora


O Futuro do Marketing Digital

O que o profissional do marketing deverá conhecer?

Os futuros profissionais do marketing deverão ter conhecimentos em análise e cruzamento de dados. Pois, um dos principais avanços do marketing se dará pelo aumento da quantidade de dados disponíveis, sobre os comportamentos de marketing dos consumidores.

Construir estratégias de marketing e provar os resultados desta estratégia, aos clientes, serão tarefas que deverão ser feitas sob a orientação de dados. Por isso, será imprescindível saber captar, analisar e relacionar os dados de marketing.

Será necessário, também, conhecimento em programação. Afinal, a tendência, quase irreversível, é caminharmos para uma automação em quase todos os processos de marketing.

Por exemplo, até mesmo a criação de conteúdo, algo que até pouco tempo atrás seria inconcebível pensar sendo realizado por robôs, já começa a ser mais um campo conquistado pela inteligência artificial.


E irá prosperar no mercado o profissional que souber programar e parametrizar uma inteligência artificial, para as funções do marketing, e não se limitar apenas à produção em si.

O futuro do marketing também reserva um novo desafio aos profissionais, a necessidade aprenderem a empreender em sua profissão.

Micha Kaufman, para a Forbes, afirmou que, ao ano de 2020, metade da população mundial irá atuar profissionalmente como freelancer. E o mercado do marketing não irá fugir disso. Impondo ao profissional do futuro do marketing que esteja preparado para trabalhar de modo independente.


E as recentes mudanças trabalhistas, que ocorreram não apenas no Brasil, mas em várias partes do mundo, confirma que esta é uma tendência para qual o mercado profissional caminha.

O futuro do marketing enquanto estratégia

Se antes, o marketing mais eficiente era aquele feito “para a massa”, com anúncios em grandes redes de televisão ou emissoras de rádio, em jornais e revistas de grande circulação, ou mesmo nas antigas “páginas amarelas do catálogo” (algo que só quem é nostálgico vai se lembrar), a realidade atual não poderia ser mais diferente.

Estas formas de marketing deram espaço para o marketing digital, que já ocupa o seu posto como método predominante, para alcançar um grupo cada vez maior de pessoas.

Porém, a evolução não para. Hoje, estamos diante da evolução da inteligência artificial, que começa a penetrar no marketing.




A automação do marketing e o oferecimento das chamadas micro experiências, voltada ao indivíduo, em detrimento da massa, são outras novas tendências que desafiam os profissionais de marketing.

Falaremos, abaixo, de alguma destas tendências que irão ditar as estratégias do futuro do marketing.


Marketing orientado por dados

O conceito de Big Data, que, em resumo, se refere à junção do enorme conjunto de dados ao qual dispomos, vindos de diversas fontes, e que cria um universo de possibilidades de uso destas informações, no marketing.

Informações sobre os padrões de consumo, a experiência do usuário com um produto ou serviço, ou mesmo como ele se relaciona com os canais da empresa, podem ser sintetizadas em dados. E elas viram das mais diversas fontes, desde o seu até smarthphone ou até mesmo de sua TV.

Dados estes que poderão ser a base de novas estratégias de marketing, totalmente construídas sob a orientação de dados, cada vez mais distintos e numerosos. O que implica na necessidade de o profissional do marketing do futuro ser, também, um analista de dados.


Avanço da automação de marketing

Cada vez mais, as funções do marketing são realizadas por inteligências artificiais. Algo que, no entanto, não se restringe ao universo do marketing.

No mercado, como um todo, algumas funções que antes eram restritas apenas aos seres humanos, começam a ser realizadas por robôs

Algo que pode fazer você até se relembrar do futuro distópico de Exterminador do Futuro, quando as máquinas substituem o Homem. No entanto, a realidade irá passar longe disso.

Ao profissional de marketing, as tarefas mais manuais, como a criação de conteúdo, de anúncios ou outros matérias tende a ficar em segundo plano, sendo realizadas por ferramentas automatizadas.


Caberá a ele, a tarefa de analisar e reestruturar as estratégias que serão executadas por inteligência artificial. Pois, a analise crítica, fundamental para uma estratégia de marketing em constante evolução, ainda é algo restrito a nós, seres humanos.


Processos de compra mais complexos

O aumento do acesso à informação tornou o cliente do mundo virtual mais qualificado, ao mesmo, mais exigente.

O futuro do marketing reserva o aumento das exigências dos clientes, sobre a relação dele com a empresa que quer vender algo a ele.

A reputação da empresa, como ela realiza o pós-venda, se os produtos que ela vende são seguros, são pontos que os clientes mais informados e mais conscientes avaliam, na hora de comprar um produto.


Os sentimentos que as empresas geram, como elas se relacionam com a sociedade e com as leis, e até mesmo como ela trata os próprios funcionários, são informações que fluem pela rede e chegam até os clientes. Que levarão isto em consideração, na hora de comprar algo.


Além disso, a concorrência aumenta a cada dia. Para um mesmo produto, há uma enorme quantidade de lojas, com diferentes tipos de logística de entrega e preços, que o cliente pode pesquisar e escolher.

Tendências que, por mais que já estejam na realidade do marketing, deverão aumentar nos próximos anos e tornam o processo de compra, por parte do cliente, ainda mais complexo.

Marketing cada vez mais personalizado

No passado, o marketing era feito para a massa. Um anúncio no horário nobre da TV, por exemplo, falava com um grande público e, por isso, utilizava uma linguagem mais genérica o possível.

No entanto, com o avanço da internet, foi possível construir estratégias focadas em personas, um modelo médio do público alvo de seu negócio.

A estratégia de personas já é quase uma regra, o marketing digital. A novidade que irá ser tendência no futuro do marketing, no entanto, é a difusão de novos métodos de marketing personalizados, com anúncios que se afastem da ideia de persona e se aproximem do indivíduo.

Pois, por mais que uma persona permita direcionar as estratégias de marketing, ela ainda é uma aproximação do cliente. Cada cliente possui as suas peculiaridades e, com ferramentas que permitirão ainda mais personalização, atender ao indivíduo será possível.


Avanço da realidade virtual

A tecnologia da realidade virtual nasceu como uma grande tendência. Porém, ao que parece, o hype da realidade virtual parece ter passado.

Seguindo a tendência do avanço das inovações, passando pelo pico das expectativas, pelo vale da desilusão e indo para a fase de produtividade


A realidade virtual agora caminha para pesquisas que a torne comercialmente viável e útil para os usuários. E o futuro do marketing se encaixa nisso.

Se o uso de realidade virtual avançar e se solidificar no mercado (algo que ainda está em dúvida), novas ferramentas de marketing deverão ser criadas, para este meio.

Algo que o marketing superou para a televisão, para os computadores e para os smartphones. E que deverá superar, caso a realidade virtual progrida.


‘’O futuro do marketing de conteúdo não é o conteúdo’’


Esta afirmação acima, um tanto quanto polêmica, é de Joe Lazauskas. Segundo ele, no entanto, não quer dizer que o marketing de conteúdo não tem futuro.

O autor afirma que o Marketing de Conteúdo, que surgiu como forte novidade em 2012. A análise dele parte do mesmo princípio que rege as novas tecnologias, passando pelas fases:


Gatilho da Inovação (o ponto em que um novo processo se insere no mercado), do Pico das Expectativas Infladas (quando a inovação se torna a grande tendência do mercado), chegando ao Vale da Desilusão (quando a inovação perde o hype) e finalizando na parte da produtividade (quando a inovação ganha corpo e começa a ser tratada e trabalhada como ferramenta).


Segundo Lazauskas, o Marketing de Conteúdo está chegando ao fim de seu hype, que o tornou a princesa dos olhos do marketing digital.

Isto significa que, a partir de agora, o conteúdo não poderá ser utilizado apenas para gerar acessos. Ele deverá ser construído sob a responsabilidade que a empresa terá, em passar informações verdadeiras, fugindo do risco das fake news.

Além disso, o conteúdo, diante deste novo cenário, deverá ser construído com estratégias mais assertivas. pois, por não ser mais algo novo e ainda passível de testes (e erros), o Marketing de Conteúdo deverá produzir resultados efetivos e rápidos.

Pontos que, mesmo sendo uma tendência do futuro do marketing, já se apresentam como desafios reais e que já estão batendo na porta dos profissionais da área.

Como estar preparado para todas as mudanças?

Preparar-se para o futuro do marketing é uma tarefa que assusta muitos profissionais do mercado. Assim como em qualquer área, as inovações tecnológicas tendem a eliminar cargos e priorizar aqueles que possuem conhecimentos em áreas mais diversificadas.

No entanto, as mudanças não devem trazer medo, mas sim motivação. Pois, se por um lado algumas funções e tornarão obsoletas, outras surgirão, e os profissionais preparados para elas irão se destacar.

Para isso, a nossa dica final, para você profissional de marketing, é ler muito, mantendo-se atualizado e com busca constante por conhecimento.


Por mais que isso pareça um clichê (e talvez seja), foi a fórmula que permitiu aos bons profissionais do mercado estarem atualizados, para as mudanças que ocorreram no passado. E pelo menos está deverá ser uma tendência sem mudança, para o futuro do marketing.
https://vidmonsters.com/blog/futuro-do-marketing/

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