quarta-feira, 20 de maio de 2015

Porque usar o Pinterest





Pinterest é alternativa à redes sociais para marketing de empresas de TI

Jen Miller, da CIO (USA)

Site é o segundo maior gerador de referências em redes sociais, atrás apenas do Facebook, de acordo com o último relatório da Shareaholic.

Que a sua companhia precisa estar no Facebook e no Twitter você já sabe. Provavelmente marcará presença também no LinkedIn e no Instagram -- encontrar empregados e compartilhar fotos são, afinal, atividades essenciais para o funcionamento e o marketing online de uma empresa. Mas, e quanto ao Pinterest?

Para toda empresa com uma história visual a ser contada, há uma audiência no Pinterest esperando por ela. Narrativas visuais são o forte do site, mas sua reputação torna difícil sua venda a clientes de tecnologia. "Este é um site que tende a ser conduzido por mulheres para aspirações pessoais" diz Dawn Edmiston, professora de marketing na Raymond A. Mason School of Business no College of William & Mary.

O gerente de contas na Seer Interactive, Andrew Meyer, concorda. "É uma suposição que as pessoas compartilham, a de que o site é composto por mulheres publicando posts sobre casamentos e sobremesas e receitas", observa. "É preciso vender a ideia aos clientes de tecnologia que outras pessoas também o acessam".

Mais que isso, as empresas de TI devem olhar para o Pinterest como um modo de contar uma história visual. Um exemplo é a General Eletric, aponta Edmiston.

"A GE tem um painel chamado 'Badass Machines'. Não é a GE que vem à cabeça dos seus pais". Outros painéis populares da empresa são "GE ao redor do mundo" e "Do Chão da Fábrica". Ela também conta com os "Arquivos" -- fotografias e anúncios arquivados -- e "Cozinhas Fabulosas", com imagens de cozinhas planejadas com produtos da marca.

Uso dos recursos

Outro exemplo citado pela professora, a gerenciadora de mídias sociais Hootsuite possui painéis dedicados a ajudar clientes a usá-la melhor, incluindo Estudos de Casos, Infográficos e Melhores Práticas e Tendências. Há também um painel dedicado aos embaixadores da marca, permitindo aos usuários do Pinterest se manterem atualizados nas atividades de suas influências em social media.

A diferença do Pinterest para a imagem que fazem dele, diz Edminston, é que não é um catálogo. "Não é sobre uma pessoa. É preciso pensar além de si mesmo. O Pinterest é um lugar onde você pode desenvolver uma comunidade e inspirar as pessoas que fazem parte dela".

De acordo com o dirigente global de social media da agência SapientNitro, Nathaniel Perez, o conteúdo do Pinterest deveria ser pensado a longo prazo. "O site deve ser usado em termos de qual valor visual cada pedaço de conteúdo transmite e por quanto tempo pode ser útil", explica, ressaltando que não é o mesmo que o Facebook e o Twitter.

"Se você, como marca, posta uma foto no Facebook e 100 pessoas compartilham, ela será visível em suas respectivas páginas. E então afundará no feed. No Pinterest, o conteúdo pode ser fixado e fixado de novo", baseia o dirigente. Esse mecanismo permite que o conteúdo criado se mantenha fresco muito depois de ter sido originalmente compartilhado.

Melhor que mídias sociais

Dependendo da sua companhia, o Pinterest pode gerar resultados melhores para seu marketing em mídias sociais, afirma Meyer. "Exercer publicidade no Pinterest é algo novo e estamos observando resultados muito positivos -- fixando pins ao invés de difundir conteúdo no Facebook ou Twitter, onde é mais intrusivo". Além disso, o site é ainda um bom local para a interação com os consumidores e monitoramento do que falam sobre a concorrência.

Caso o site adicionasse um botão de compra -- o que pode acontecer em um futuro próximo --, seria de grande interesse para as marcas de ecommerce exercer nele uma presença. A prática também poderia levar a um maior número de parcerias entre marcas e sites de ecommerce.

Edminston usa a Sony como exemplo. "Caso a Sony lançasse um novo modelo de TV e ele ficasse disponível em apenas um varejista por um mês, isso seria útil já que o botão de compra levaria a um de seus parceiros" explica. A prática também poderia levar a um maior número de parcerias entre marcas e sites de ecommerce.

Mas o Pinterest não é o único site de social media direcionado a narrativas visuais. Instagram é o referencial, embora seu formato seja bem diferente e foque em fotos próprias. Outro nome importante é o LockerDome, semelhante ao Pinterest e direcionado ao público masculino.

http://idgnow.com.br/internet/2015/05/14/pinterest-e-alternativa-de-visibilidade-nas-redes-sociais-para-empresas-de-ti/

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