segunda-feira, 16 de março de 2015

4 fatos do marketing digital que irão influenciar suas vendas em 2015






2014 foi um ano difícil para a economia brasileira e 2015 promete ser ainda mais. Entenda como o Marketing Digital pode influenciar e ser influenciado nesse cenário
O ano no Brasil começa só depois do carnaval! Será?

Essa frase faz parte da rotina de muitas empresas brasileiras há décadas, principalmente nas equipes comerciais que muitas vezes utilizam essa questão para justificar uma encolhida nos números entre janeiro e março. Esse ano não começou diferente, talvez com um pouco mais de negativismo devido ao atual cenário econômico, mas definitivamente ainda tem muita gente esperando a ressaca do carnaval acabar para começar a agir.

O ponto de preocupação nessa espera é que, quando estamos falando de estratégias de marketing digital e de web presence, quanto antes você puder testar o que funciona para a sua empresa, mais rápido poderá acertar o caminho e assim garantir que 2015 não seja tão ruim quanto as previsões que avaliam o país. Pensando nisso separamos nesse post 4 pontos de atenção quanto ao marketing digital que podem influenciar as suas vendas esse ano.


1) Não seja tão restrito na hora de gerar Leads

É bem provável que na sua empresa a preocupação maior do departamento de marketing e vendas seja gerar conversões relacionadas a testes gratuitos, pedidos de orçamento ou formulários de contato. Esse processo não é necessariamente ruim, mas vale lembrar que a maior parte do seu público alvo provavelmente não conhece o seu produto ou ainda não sabe que precisa comprá-lo. Por isso, em momentos de redução da demanda direta, é importante ampliar a geração de contatos da sua empresa utilizando ofertas indiretas como conteúdos ricos em um blog ou através de páginas de captura. O modelo de inbound marketing, que tem como objetivo gerar oportunidades de negócio mais qualificadas, tem funcionado bem lá fora e é com certeza uma tendência forte em 2015 no Brasil. Esse eBook desenvolvido pela Resultados Digitais e pela Endeavor explora um pouco mais o tema.


2) Não desperdice oportunidades comerciais

E se as oportunidades estão escassas ou muito disputadas pelos seus concorrentes, a única coisa que a sua empresa não vai querer que aconteça é o desperdício de potenciais clientes. Nesse sentido o marketing digital pode ser um grande aliado ao permitir um relacionamento mais específico e segmentado com os seus contatos. Além de garantir que o Lead veja sua empresa como uma referência, uma boa estratégia de conteúdo pode te auxiliar a acelerar o processo de vendas além de permitir que o seu processo de pré-vendas e vendas seja escalável. O marketing Digital também pode ser um grande auxiliar no processo de reaquecer antigas oportunidades perdidas pelos vendedores. É muito mais fácil que um Lead antigo abra um e-mail da sua empresa que oferece um ebook do que uma nova proposta comercial.


3) Garanta que todo investimento tenha um retorno mensurável

É comum que em uma economia não tão aquecida as empresas se tornem mais restritas com os investimentos que realizam e um dos setores que mais sofre com isso é o marketing. Os cortes geralmente acontecem pela dificuldade em medir os resultados que as ações realizadas estão gerando. Nesse cenário, o marketing digital se torna uma alternativa inteligente para quem quer garantir o espaço no mercado. Além de geralmente ser mais barato que as tradicionais propagandas em TV e revistas, o marketing digital permite que a empresa acompanhe o retorno de ações promocionais e entenda o caminho que cada contato está fazendo até se tornar uma oportunidade comercial. Nesse vídeo, o CEO da Resultados Digitais conta um pouco mais sobre como medir e analisar os resultados do marketing digital.


4) Otimize recursos automatizando processos

Já que cortar todo o investimento e sumir da internet não é uma opção, talvez o passo mais inteligente seja otimizar alguns processos permitindo que seus funcionários se preocupem com questões mais estratégicas e com isso obtenham melhores resultados. O mercado oferece uma série de ferramentas que permitem que várias atividades do dia a dia sejam automatizadas como por exemplo a segmentação e qualificação de listas de contatos, o relacionamento com clientes em mídias sociais e os envios de e-mails. A sua empresa também ganha agilidade e assertividade quando torna os processos mais automáticos e baseados em relatórios numéricos.


Todos os pontos resumem, de certa forma, uma premissa do marketing digital que a sua empresa não pode ignorar: para ser encontrado na internet seu negócio precisa ser relevante e esse é um trabalho em constante evolução. Não adianta esperar sem fazer nada, os clientes não vão te encontrar por acaso. Em períodos de alta competitividade e baixo investimento quem decidir se manter presente na cabeça do seu potencial comprador com certeza vai colher os resultados, mesmo que seja necessário esperar mais um carnaval.

fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/02/24/4-fatos-do-marketing-digital-que-vao-influenciar-suas-vendas-em-2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário