segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

As 10 tendências da web que moldam o futuro dos negocios sustentáveis


10 tendências da web que moldam o futuro dos negócios sustentáveis
Tradução do ingles pelo Google Tradutor

Web 2.0 não é apenas sobre o compartilhamento de fotos no Facebook. É uma nova mentalidade focada em inteligência coletiva e co-criação
Web 2.0 é interromper o modo como as organizações funcionam, e vai influenciar o futuro do negócio sustentável.

por  Wayne Visser

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Web 2.0, ou a capacidade de compartilhar e manipular informações on-line, através da colaboração do usuário, teve um efeito perturbador sobre negócios. Agora, os clientes esperam participar no mundo corporativo, e coloque um valor maior na transparência em troca.

Este novo ambiente, denominados "Wikinomics", de Don Tapscott e Anthony Williams, é baseado em quatro princípios: abertura, peering, compartilhar e agir globalmente. Aqui estão as 10 melhores maneiras que as tecnologias web 2.0 e culturas digitais terão impacto sobre as empresas, levando-os a um comportamento mais sustentável durante a próxima década.

1. Valor pegada Net
Negócios tem evoluído ao longo das duas últimas décadas de ser altamente opaco para abraçar gradualmente práticas mais transparentes. Este tem sido um resultado da regulamentação, como o Inventário de Emissões Tóxicas em os EUA, o que exige milhares de empresas norte-americanas para relatar o uso de mais de 650 produtos químicos tóxicos, e os esforços de voluntários, incluindo diretrizes de sustentabilidade da Global Reporting Initiative.
Mas em um mundo web 2.0, as empresas são esperados para medir e divulgar o seu impacto em todo o ciclo de vida de seus produtos. Este processo de quantificação dos custos econômicos, sociais e ambientais de negócios para a sociedade às vezes é chamado de contabilidade do custo total. Eu chamo isso de "valor líquido pegada". Bons exemplos dessa abordagem incluem lucro ambiental da Puma e perdas e da pesquisa realizada pela Global Footprint Network.

2. análise de impacto Forense
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Enquanto as empresas progressistas estão vindo a melhorar a sua transparência, haverá também milhões de empresas irresponsáveis que tentam voar sob o radar da regulação e escrutínio público, executando operações de poluentes que expolot mão de obra barata e abuso dos direitos humanos.

Estes negócios desonestos podem agora ser capturados e expostos através da prática emergente da análise de impacto forense. Isso acontecerá através de uma combinação de tecnologia de rastreabilidade (que descobre as pegadas eletrônicas deixadas por todas as empresas da cadeia de abastecimento), análise forense substância (que pode identificar a fonte de fibras, produtos químicos e outros componentes do produto) e ativistas vigilantes e consumidores que capturam práticas ilícitas através de fotografias, vídeos e gravações de áudio vazou através das mídias sociais.

Esta abordagem tem sido pioneira na indústria de alimentos, onde as empresas respeitáveis usar códigos de barras para monitorar e qualificar cada etapa de seu processo de produção. Técnicas de rastreamento também foram usados para expor dumping da Trafigura de resíduos tóxicos ao longo da Costa do Marfim.

3. Crowdsourcing
As empresas da era pré-digital ainda acreditam que grupos focais, reuniões públicas, painéis de stakeholders e ao inquérito on-line ou instore ocasionais são adequados para tomar o pulso de seus clientes e investidores. Ao mesmo tempo, eles são muitas vezes desconfiado de idéias sugeridas fora de suas organizações.

Em contrapartida, a Web 2.0 empresas experientes percebem que o mundo mudou-se para uma era de crowdsourcing. Futuros negócios usará filtrada ou perito, multidões para monitorar sua reputação, obter feedback sobre inovações sustentáveis e pedir ajuda na resolução de dilemas difíceis. Por exemplo, abra Idéias e FutureScapes Planeta campanhas da Sony teve como objetivo gerar novas idéias de tecnologia sustentável.

4. parcerias disruptivas
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As empresas tiveram uma década para se acostumar com a idéia de parcerias intersetoriais, que foram fortemente promovidas através das Nações Unidas e dado um impulso através da inclusão nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Mas agora o negócio está prevista para entrar em parcerias mais desafiadoras que perturbam o status quo. Um exemplo é a Rio Tinto a trabalhar com a União Mundial de Conservação para reduzir o impacto sobre a biodiversidade.

Essas relações também jogar fora online. Greenpeace usou as mídias sociais de forma muito eficaz de luta contra a marca Kit Kat da Nestlé, depois de encontrar um fornecedor indonésio estava limpando florestas tropicais para produzir óleo de palma. Um ano depois, a campanha do grupo elogiou Nestle por sua nenhum compromisso desmatamento através da sua parceria com desafiador TFT, a silvicultura sustentável ONG.

5. Abra terceirização
Uma das maiores mudanças na sociedade ao longo dos últimos 10 anos tem sido a explosão dos meios de comunicação social. Essa revolução vai além de compartilhar nossas fotos de férias no Facebook ou no micro-blogging as minúcias de nossas vidas no Twitter. A inovação mais fundamental é uma mudança no pensamento e prática em direção a terceirização aberta, o que na sua essência é sobre a idéia de co-criação.

Isso tem influenciado as boas práticas empresariais. Depois de uma década sob cerco - com um grande laboratório farmacêutico que está sendo acusado de superfaturamento marcas patenteadas e bloqueando o acesso a medicamentos genéricos, e muitas vezes salva-vidas mais baratas - GlaxoSmithKline empenhada em colocar os processos químicos que tem os direitos de propriedade intelectual sobre o que são relevantes para encontrar drogas para negligenciada doenças em um pool de patentes para que possam ser exploradas por outros pesquisadores. Da mesma forma, de Tesla CEO Elon Musk decidiu no ano passado para abrir todas as suas patentes "para o avanço da tecnologia dos veículos elétricos."

6. Wiki-avaliações
Uma característica comum da web 2.0 design é que ele permite que os usuários de expressar uma opinião sobre o conteúdo, a partir do onipresente botão "like" no Facebook para o sistema de classificação de filme de tomate fresco vermelho contra rotten-verde em rottentomatoes.com. Quando se trata de negócios, plataformas baseados em wiki permitem que o público avaliar e comentar em detalhes sobre o, a governação, o desempenho social e ambiental econômico das empresas. Um tal plataforma é Wikirate, onde eu servir no conselho consultivo, que permite a atualização em tempo real. Qualquer infração ético - ou uma inovação positiva sustentabilidade - será refletido quase imediatamente na classificação da empresa. Outros exemplos pioneiros no espaço ratings são GoodGuide, WeGreen, e Projeto Label.

7. Prototipagem
Em um mundo web 2.0 protótipos são lançados no início, como versões imperfeitas utilizados solicitar feedback do usuário rápido em um processo conhecido como "beta-teste". Uma maneira de conseguir essa prototipagem rápida, de código aberto é através de concursos.

O X-Prize se descreve como "trazendo inovações radicais para o benefício da humanidade", oferecendo prêmios de milhões de dólares em troca de ideias inovadoras para resolver problemas globais. Outro exemplo é o da Virgem $ 25000000 Terra Desafio para ajudar a criar um "projeto comercialmente viável que resulta na remoção líquida de gases de efeito estufa antropogénicos, atmosféricos, de modo a contribuir materialmente para a estabilidade do sistema climático da Terra."

8. Inteligente mobbing
Tecnologias da Web 2.0 têm gerado um novo tipo de atividade protesto chamado mobbing inteligente. Isso significa usar a mídia em tempo real e compartilhamento de plataformas, tais como mensagens de texto e de mídia atualizações de status sociais, para organizar rapidamente uma multidão.

Mensagens de texto Viral nas Filipinas ajudou a derrubar o ex-presidente Joseph Estrada, em 2001, e do uso de Twitter provou crucial durante os levantes da Primavera Árabe em 2011. inteligentes mobs também pode coordenar a atividade virtual, tais como quando o grupo hacktivista Anonymous incentivou seus seguidores para lançar ataques cibernéticos contra Visa, MasterCard, PayPal e outras empresas opostas Wikileaks em 2011.

Missão 4636, por sua vez, criou um sistema de comunicações de emergência texto-mapping após o terremoto de 2010 no Haiti. No futuro, as empresas e os governos terão de antecipar e responder aos smart mobs ativista, bem como a sua própria semente.

9. App agricultura
A guerra dos gigantes de computação tornou-se a batalha dos apps, gerando uma nova geração de aplicações de software focada em soluções sociais e ambientais. Google Play lista mais de 400 aplicativos relacionados à sustentabilidade. O mais popular é BlaBlaCar, que conecta os condutores com assentos vazios com pessoas à procura de um passeio, permitindo que os usuários pesquisem a maior comunidade europeia de partilha de carros.

As ferramentas comuns neste gênero incluem guias de compras éticas, calculadoras da pegada de carbono e jogos educativos. As empresas do futuro serão julgados sobre se eles podem semear e cultivar fazendas de aplicativos que fornecem soluções para os desafios mais graves do mundo.

10. Plug and play
Tecnologia inteligente de hoje detecta seu ambiente operacional, instala qualquer software é necessário e começa a operar sem qualquer acção por parte do utilizador. Ao invés de ter de desligar manualmente ou desligar aparelhos elétricos domésticos para economizar energia, tecnologia plug-and-play para a casa detecta automaticamente todos os dispositivos ociosos e desativa-los remotamente. Abordagens semelhantes aplicam-se a um aquecimento ideal eficiente em termos de energia e refrigeração de edifícios, e de condução de baixo carbono, que escolhe automaticamente a velocidade de aceleração e de cruzeiro que reduzam as emissões.

No futuro filtros de produto automáticas irá coincidir com as nossas preferências para fairtrade, orgânico, beleza sem crueldade, ou outros produtos éticos. Ao fazer compras on-line, só vamos ver os itens que correspondem as nossas preferências. Na loja, vamos ser alertados para os produtos que atendem aos nossos padrões fazendo a varredura automaticamente códigos de barras através de dispositivos móveis.

A mensagem é clara para os negócios. Web 2.0 não é apenas sobre toda a gente estar continuamente online. Pelo contrário, é uma nova mentalidade empresarial que utiliza a inteligência coletiva e co-criação para encontrar soluções para os desafios globais, e usa a tecnologia para atingir a velocidade e escala na difusão da inovação para as partes do mundo com as necessidades não satisfeitas mais urgentes.

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