10 tendências da web que moldam o futuro dos negócios
sustentáveis
Tradução do ingles pelo Google Tradutor
Web 2.0 não é apenas sobre o compartilhamento de fotos no
Facebook. É uma nova mentalidade focada em inteligência coletiva e co-criação
Web 2.0 é interromper o modo como as organizações funcionam,
e vai influenciar o futuro do negócio sustentável.
por Wayne Visser
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Web 2.0, ou a capacidade de compartilhar e manipular
informações on-line, através da colaboração do usuário, teve um efeito
perturbador sobre negócios. Agora, os clientes esperam participar no mundo
corporativo, e coloque um valor maior na transparência em troca.
Este novo ambiente, denominados "Wikinomics", de
Don Tapscott e Anthony Williams, é baseado em quatro princípios: abertura,
peering, compartilhar e agir globalmente. Aqui estão as 10 melhores maneiras
que as tecnologias web 2.0 e culturas digitais terão impacto sobre as empresas,
levando-os a um comportamento mais sustentável durante a próxima década.
1. Valor pegada Net
Negócios tem evoluído ao longo das duas últimas décadas de
ser altamente opaco para abraçar gradualmente práticas mais transparentes. Este
tem sido um resultado da regulamentação, como o Inventário de Emissões Tóxicas
em os EUA, o que exige milhares de empresas norte-americanas para relatar o uso
de mais de 650 produtos químicos tóxicos, e os esforços de voluntários,
incluindo diretrizes de sustentabilidade da Global Reporting Initiative.
Mas em um mundo web 2.0, as empresas são esperados para medir
e divulgar o seu impacto em todo o ciclo de vida de seus produtos. Este
processo de quantificação dos custos econômicos, sociais e ambientais de
negócios para a sociedade às vezes é chamado de contabilidade do custo total.
Eu chamo isso de "valor líquido pegada". Bons exemplos dessa
abordagem incluem lucro ambiental da Puma e perdas e da pesquisa realizada pela
Global Footprint Network.
2. análise de impacto Forense
negócios sustentáveis
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Enquanto as empresas progressistas estão vindo a melhorar a
sua transparência, haverá também milhões de empresas irresponsáveis que tentam
voar sob o radar da regulação e escrutínio público, executando operações de
poluentes que expolot mão de obra barata e abuso dos direitos humanos.
Estes negócios desonestos podem agora ser capturados e
expostos através da prática emergente da análise de impacto forense. Isso
acontecerá através de uma combinação de tecnologia de rastreabilidade (que
descobre as pegadas eletrônicas deixadas por todas as empresas da cadeia de
abastecimento), análise forense substância (que pode identificar a fonte de fibras,
produtos químicos e outros componentes do produto) e ativistas vigilantes e
consumidores que capturam práticas ilícitas através de fotografias, vídeos e
gravações de áudio vazou através das mídias sociais.
Esta abordagem tem sido pioneira na indústria de alimentos,
onde as empresas respeitáveis usar códigos de barras para monitorar e
qualificar cada etapa de seu processo de produção. Técnicas de rastreamento
também foram usados para expor dumping da Trafigura de resíduos tóxicos ao
longo da Costa do Marfim.
3. Crowdsourcing
As empresas da era pré-digital ainda acreditam que grupos
focais, reuniões públicas, painéis de stakeholders e ao inquérito on-line ou
instore ocasionais são adequados para tomar o pulso de seus clientes e
investidores. Ao mesmo tempo, eles são muitas vezes desconfiado de idéias
sugeridas fora de suas organizações.
Em contrapartida, a Web 2.0 empresas experientes percebem
que o mundo mudou-se para uma era de crowdsourcing. Futuros negócios usará
filtrada ou perito, multidões para monitorar sua reputação, obter feedback
sobre inovações sustentáveis e pedir ajuda na resolução de dilemas difíceis.
Por exemplo, abra Idéias e FutureScapes Planeta campanhas da Sony teve como
objetivo gerar novas idéias de tecnologia sustentável.
4. parcerias disruptivas
propaganda
As empresas tiveram uma década para se acostumar com a idéia
de parcerias intersetoriais, que foram fortemente promovidas através das Nações
Unidas e dado um impulso através da inclusão nos Objetivos de Desenvolvimento
do Milênio. Mas agora o negócio está prevista para entrar em parcerias mais
desafiadoras que perturbam o status quo. Um exemplo é a Rio Tinto a trabalhar
com a União Mundial de Conservação para reduzir o impacto sobre a biodiversidade.
Essas relações também jogar fora online. Greenpeace usou as
mídias sociais de forma muito eficaz de luta contra a marca Kit Kat da Nestlé,
depois de encontrar um fornecedor indonésio estava limpando florestas tropicais
para produzir óleo de palma. Um ano depois, a campanha do grupo elogiou Nestle
por sua nenhum compromisso desmatamento através da sua parceria com desafiador
TFT, a silvicultura sustentável ONG.
5. Abra terceirização
Uma das maiores mudanças na sociedade ao longo dos últimos
10 anos tem sido a explosão dos meios de comunicação social. Essa revolução vai
além de compartilhar nossas fotos de férias no Facebook ou no micro-blogging as
minúcias de nossas vidas no Twitter. A inovação mais fundamental é uma mudança
no pensamento e prática em direção a terceirização aberta, o que na sua
essência é sobre a idéia de co-criação.
Isso tem influenciado as boas práticas empresariais. Depois
de uma década sob cerco - com um grande laboratório farmacêutico que está sendo
acusado de superfaturamento marcas patenteadas e bloqueando o acesso a
medicamentos genéricos, e muitas vezes salva-vidas mais baratas -
GlaxoSmithKline empenhada em colocar os processos químicos que tem os direitos
de propriedade intelectual sobre o que são relevantes para encontrar drogas
para negligenciada doenças em um pool de patentes para que possam ser
exploradas por outros pesquisadores. Da mesma forma, de Tesla CEO Elon Musk
decidiu no ano passado para abrir todas as suas patentes "para o avanço da
tecnologia dos veículos elétricos."
6. Wiki-avaliações
Uma característica comum da web 2.0 design é que ele permite
que os usuários de expressar uma opinião sobre o conteúdo, a partir do
onipresente botão "like" no Facebook para o sistema de classificação
de filme de tomate fresco vermelho contra rotten-verde em rottentomatoes.com.
Quando se trata de negócios, plataformas baseados em wiki permitem que o
público avaliar e comentar em detalhes sobre o, a governação, o desempenho
social e ambiental econômico das empresas. Um tal plataforma é Wikirate, onde
eu servir no conselho consultivo, que permite a atualização em tempo real.
Qualquer infração ético - ou uma inovação positiva sustentabilidade - será
refletido quase imediatamente na classificação da empresa. Outros exemplos pioneiros
no espaço ratings são GoodGuide, WeGreen, e Projeto Label.
7. Prototipagem
Em um mundo web 2.0 protótipos são lançados no início, como
versões imperfeitas utilizados solicitar feedback do usuário rápido em um
processo conhecido como "beta-teste". Uma maneira de conseguir essa
prototipagem rápida, de código aberto é através de concursos.
O X-Prize se descreve como "trazendo inovações radicais
para o benefício da humanidade", oferecendo prêmios de milhões de dólares
em troca de ideias inovadoras para resolver problemas globais. Outro exemplo é
o da Virgem $ 25000000 Terra Desafio para ajudar a criar um "projeto
comercialmente viável que resulta na remoção líquida de gases de efeito estufa
antropogénicos, atmosféricos, de modo a contribuir materialmente para a
estabilidade do sistema climático da Terra."
8. Inteligente mobbing
Tecnologias da Web 2.0 têm gerado um novo tipo de atividade
protesto chamado mobbing inteligente. Isso significa usar a mídia em tempo real
e compartilhamento de plataformas, tais como mensagens de texto e de mídia
atualizações de status sociais, para organizar rapidamente uma multidão.
Mensagens de texto Viral nas Filipinas ajudou a derrubar o
ex-presidente Joseph Estrada, em 2001, e do uso de Twitter provou crucial
durante os levantes da Primavera Árabe em 2011. inteligentes mobs também pode
coordenar a atividade virtual, tais como quando o grupo hacktivista Anonymous
incentivou seus seguidores para lançar ataques cibernéticos contra Visa,
MasterCard, PayPal e outras empresas opostas Wikileaks em 2011.
Missão 4636, por sua vez, criou um sistema de comunicações
de emergência texto-mapping após o terremoto de 2010 no Haiti. No futuro, as
empresas e os governos terão de antecipar e responder aos smart mobs ativista,
bem como a sua própria semente.
9. App agricultura
A guerra dos gigantes de computação tornou-se a batalha dos
apps, gerando uma nova geração de aplicações de software focada em soluções
sociais e ambientais. Google Play lista mais de 400 aplicativos relacionados à
sustentabilidade. O mais popular é BlaBlaCar, que conecta os condutores com
assentos vazios com pessoas à procura de um passeio, permitindo que os usuários
pesquisem a maior comunidade europeia de partilha de carros.
As ferramentas comuns neste gênero incluem guias de compras
éticas, calculadoras da pegada de carbono e jogos educativos. As empresas do
futuro serão julgados sobre se eles podem semear e cultivar fazendas de
aplicativos que fornecem soluções para os desafios mais graves do mundo.
10. Plug and play
Tecnologia inteligente de hoje detecta seu ambiente
operacional, instala qualquer software é necessário e começa a operar sem
qualquer acção por parte do utilizador. Ao invés de ter de desligar manualmente
ou desligar aparelhos elétricos domésticos para economizar energia, tecnologia
plug-and-play para a casa detecta automaticamente todos os dispositivos ociosos
e desativa-los remotamente. Abordagens semelhantes aplicam-se a um aquecimento
ideal eficiente em termos de energia e refrigeração de edifícios, e de condução
de baixo carbono, que escolhe automaticamente a velocidade de aceleração e de
cruzeiro que reduzam as emissões.
No futuro filtros de produto automáticas irá coincidir com
as nossas preferências para fairtrade, orgânico, beleza sem crueldade, ou
outros produtos éticos. Ao fazer compras on-line, só vamos ver os itens que
correspondem as nossas preferências. Na loja, vamos ser alertados para os
produtos que atendem aos nossos padrões fazendo a varredura automaticamente
códigos de barras através de dispositivos móveis.
A mensagem é clara para os negócios. Web 2.0 não é apenas
sobre toda a gente estar continuamente online. Pelo contrário, é uma nova
mentalidade empresarial que utiliza a inteligência coletiva e co-criação para
encontrar soluções para os desafios globais, e usa a tecnologia para atingir a
velocidade e escala na difusão da inovação para as partes do mundo com as
necessidades não satisfeitas mais urgentes.
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