
Social Media Week: Influência das mídias tradicionais nas mídias sociais é grande
Estudo da agência JWT comparou noticiário em veículos tradicionais e em redes sociais
Redação iG Tecnologia
As mídias tradicionais exercem uma grande influência nos assuntos debatidos nas mídias sociais. Mas o inverso ainda acontece em pequena escala. Essa é a principal conclusão de um estudo apresentado pela agência de publicidade JWT na Social Media Week, evento que debate as redes sociais e vai até a próxima sexta-feira em São Paulo.
Acompanhe a Social Media Week no blog do iG
Para realizar o estudo, a JWT monitorou, ao longo de 2010, as capas das revistas Veja e Época, além de edições do Jornal Nacional. Os assuntos de maior destaque nesses veículos tradicionais foram então comparados com indicadores de mídias sociais, como listas de assuntos populares do Twitter e Facebook e pesquisa em ferramentas como o Google Trends.
"Com essa comparação, percebemos que a influência das mídias tradicionais sobre as mídias sociais é muito grande. Percebemos isso pelo grande número de menções sobre BBB e jogos de futebol no Twitter. Inversamente, as mídias sociais são usadas como fonte pelas mídias tradicionais principalmente em pautas leves, de comportamento", comentou Patrice Lamiral, um dos autores do estudo.
Segundo os autores do estudo, a relação entre as mídias tradicionais e sociais não é de eliminação. "O que existe é uma relação complementar. Na maior parte das vezes, as mídias sociais reverberam fatos noticiados pelas mídias tradicionais. Em outros casos, mais raros, alguns fatos que começam nas mídias sociais ganham maior dimensão quando divulgados por veículos tradicionais", disse Lamiral.
www.tecnologia.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário