
Mercado adequa Rede Social à demanda corporativa
:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital
Lançada a primeira rede social empresarial, com características semelhantes do Twitter e Facebook, mas desenvolvida para facilitar a integração com sistemas empresariais como o de gestão empresarial (ERP), relacionamento com clientes (CRM) e outros. Batizada de Chatter, ela também facilita uma comunicação, em tempo real, com clientes e fornecedores.
O lançamento da Chatter, desenvolvida pela Salesforce.com, aconteceu nesta terça-feira, 22/06, mundialmente. Os 77 mil clientes da empresa, fornecedora de soluções para áreas de vendas e de atendimento por meio de serviços de nuvem, terão acesso gratuito à rede social. Mas estará aberta para novos usuários.
"Quem não for nosso cliente e não tem o interesse de comprar nossos serviços, mas quer adotar a plataforma da rede social na sua empresa, poderá comprar o produto isoladamente. O custo será de US$ 15 ( cerca de R$ 30,00) por usuário", revelou ao Convergência Digital, o presidente da salesforce.com para América Latina e Caribe, Enrique Perezyera.
Para o executivo, a primeira rede social privada é uma mudança de paradigma para a companhia e abre oportunidades de novos negócios. "Se hoje nossa atuação está muito centrada em algumas áreas da corporação, entre elas, a de vendas, agora, podemos entrar em todos os setores, como o de Recursos Humanos, de Marketing, de Negócios. Todos querem se relacionar, especialmente, por meio de uma plataforma segura, ponto crítico para os gestores", destacou Perezyera.
Questionado sobre o montante investido no desenvolvimento da Chatter, o executivo não quis revelar valores, tampouco a expectativa de adesão na região latino-americana. A rede social teve um lançamento beta em fevereiro deste ano para 100 empresas e, em função da receptividade, foi estendida para cinco mil clientes.
A plataforma, diz ainda Perezyera, é adaptada para uso em qualquer dispositivo móvel. "Os aplicativos podem baixar no iPad, no iPhone, nos celulares com Windows Mobile. E mais: Os desenvolvedores podem criar seus aplicativos, adicionando recursos, de acordo com suas necessidades", completou.
A previsão do Gartner é que ainda este ano, mais de 50% das empresas terão suas próprias redes sociais, para interação entre os funcionários. E até 2014, a estimativa é de que as redes sociais substituam a comunicação interpessoal para 20% dos usuários corporativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário