segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A grande importância do Neuromarketing para as empresas



Por que Neuromarketing é o novo Buzzword para empresas

por Ade Holder / Tradução Google Tradutor

O sorrateiro Kendall Jenner Pepsi, o irreparável anúncio Groupon super bowl de 2011 e a nova embalagem estranha de Dove: os três desses desastres atuam como lembrete de que a pesquisa de marketing nem sempre é correta ...


Como podemos entender o que os consumidores realmente desejam e avaliar suas reais reações sem obstáculos com a convenção social? Pesquisas e grupos de foco só podem ser tão úteis. Entre no Neuromarketing, um conceito que está ganhando popularidade em parte devido à crescente disponibilidade de tecnologia neurocientífica. No entanto, o conceito ainda se encontra com hesitação, tanto dos comerciantes quanto dos neurocientistas.

O que é Neuromarketing e por que é usado?

Neuromarketing é a aplicação de técnicas neuroscientíficas para estudar marketing. Muitas pesquisas de marketing experimentam deficiências durante a coleta de dados, que normalmente consiste em grupos focais e pesquisas. Os consumidores podem superestimar ou subestimar a forma como eles se sentem, ou pegar as pistas subconscientes dos pesquisadores, que os induzem a responder de maneira específica. As técnicas neurocientíficas permitem aos profissionais de marketing visualizar a verdadeira reação do consumidor ao estímulo.

Preocupações éticas

Houve um empurrão significativo no conceito de neuromarketing, com alguns preocupados de que a busca do "botão de compra" do cérebro possa resultar em publicidade que as pessoas não conseguem resistir. As preocupações ligeiramente mais realistas incluem a segmentação de populações vulneráveis.

O conceito de criar publicidade que os consumidores não conseguem resistir mostra um ligeiro mal-entendido sobre o que o marketing engloba. O marketing é sobre reconhecer e atender às necessidades e desejos de um consumidor. A pesquisa que se dedica ao marketing sempre se sobrepôs, pelo menos um pouco, com a ciência. Os comerciantes são obrigados a ter uma compreensão da psicologia, sociologia, negócios e economia, bem como os aspectos técnicos de qualquer produto que eles são obrigados a comercializar.

O estudo do comportamento do consumidor é de interesse específico para os comerciantes, o que se sobrepõe significativamente à psicologia, à fisiologia e à neurociência. A pesquisa de Neuromarketing, portanto, não é necessariamente tão básica como "Como podemos obter mais consumidores para comprar o produto A?". Pode ser tão extenso quanto olhar para os mecanismos de negociação na mente do consumidor, pois eles escolhem entre os itens.


Além disso, a tecnologia de imagem e a compreensão geral do cérebro certamente não estão perto de um ponto em que se pode acessar uma área específica que induzisse o comportamento de compra em um cliente. Mesmo com equipamentos de imagem cerebral mais sofisticados, como o realizado pela MCI Neuroscience e várias outras empresas, seria difícil identificar a região exata responsável pelo comportamento de compra.

Murphy e Al  (2008) fazem um excelente trabalho de resumir eventuais riscos potenciais de forma mais realista. Deve ser adotado um código de ética em que o consentimento informado e o direito ao anonimato sejam dados aos participantes. Outro problema potencial que seria resolvido com legislação adicional e um código de ética é o uso do neuromarketing na exploração de grupos que são mais vulneráveis ​​ao marketing.

Aplicações práticas e tipos de técnicas de Neuromarketing:

IMRI


O IRMF é a técnica mais útil para determinar a atividade cerebral em resposta a estímulos específicos. No entanto, para fins de marketing, isso é incrivelmente caro e, muitas vezes, não é tão útil como alguns pensariam. Por exemplo, se estamos monitorando a atividade cerebral de uma pessoa em resposta a um anúncio, não temos como saber em qual estímulo específico eles estão reagindo. Claro, a solução é combinar este teste com um questionário depois para entender melhor as reações. Isso apenas apresenta as questões padrão que os questionários trazem: respostas imprecisas de sujeitos de teste.

A próxima opção, menos dispendiosa, é EEG. Anteriormente, os EEGs eram uma matriz complicada de eletrodos conectados ao crânio através de um gel pegajoso, preso na outra extremidade a uma máquina de leitura volumosa. Felizmente, o EEG recentemente se tornou significativamente mais eficiente, com versões amigáveis ​​para o consumidor de fones de ouvido EEG disponíveis por apenas US $ 100. Mais modelos  Gtop-end também rastreiam o movimento do músculo facial, de modo que as expressões podem ser correlacionadas aos sinais. Esta técnica resolve muitos dos problemas associados à fMRI: é fácil de transportar e muito menos inconveniente para os participantes.

EEG

EEG certamente tem suas deficiências, no entanto. Para começar, sabemos que as leituras de EEG só podem penetrar até o córtex externo. Isso nos dá menos visibilidade da atividade cerebral do consumidor, mesmo sem considerar que os EEGs do consumidor podem ter apenas um eletrodo; um EEG padrão, de nível científico, possui mais de uma centena de eletrodos. Então, independentemente de que os fones de ouvido do EEG do consumidor ganhem em facilidade de uso, eles perdem a clareza do sinal. A quantidade de ruído presente nas leituras desses fones de ouvido é muito maior que a de uma instalação científica completa de EEG. Isso significa que os dados gerados devem ser tratados e processados com muito cuidado, com controles apropriados. Na falta disso, é necessário um grande tamanho de amostra para garantir que os dados obtidos sejam significativos.


GSR

Outra técnica comum, às vezes usada em conjunto com EEG, é a medição da Resposta Galvânica da Pele (GSR). GSR é uma medida na mudança de condutividade da pele devido à leve atividade da glândula sudorípara. Essencialmente, pode ser uma indicação da excitação ou supressão do sistema nervoso simpático. Quanto mais condutividade existe em toda a pele, mais despertada é o indivíduo. Feito isoladamente, no entanto, as informações obtidas com o GSR não são particularmente úteis, pois é difícil dizer o que o sujeito está sentindo.


Eye-Tracking

O rastreamento de olhos também vale a pena mencionar, pois é anunciado por várias agências de neuromarketing e usado para o grande efeito. O rastreamento de olhos consiste em um fone de ouvido com duas câmeras. Um aponta para o participante e mostra o ponto de vista deles. O segundo enfrenta os olhos do participante, rastreando seus movimentos. Os sinais são alimentados através de um algoritmo que permite ao pesquisador determinar exatamente o que o participante observa quando e quanto tempo. Esta técnica é útil na concepção de páginas web ou layouts de compras


Neuromarketing para voce


O Neuromarketing é útil para quem procura obter informações únicas sobre as impressões que a marca faz nos consumidores. Além disso, à medida que as marcas procuram criar uma conexão mais genuína com os consumidores, as idéias adicionais estão se tornando cada vez mais importantes.

Embora seja sempre tentador como uma empresa a saltar sobre a tecnologia mais recente, é importante considerar verdadeiramente a informação que deseja reunir. Também é importante lembrar que, embora a tecnologia seja certamente impressionante, a informação que ela produz pode nem sempre ser valiosa para suas necessidades.


A despesa também é algo a ter em mente. Embora cresça em popularidade, o neuromarketing ainda é uma forma relativamente nicho de pesquisa e a tecnologia não é barata de usar. É preciso garantir que qualquer investimento em neuromarketing seja retornado em termos das informações obtidas com ele.

Sobretudo, o neuromarketing é uma ferramenta interessante que as empresas podem adicionar ao seu arsenal. No entanto, o campo tem um longo caminho a percorrer em termos de entrega de informações precisas e específicas. Dada a rápida expansão dos desenvolvimentos na neurociência, no entanto, o desenvolvimento do neuromarketing pode não estar muito atrasado. Esta tecnologia é absolutamente algo que as empresas devem manter um olho e considerar usar quando exigem feedback além do que a pesquisa de mercado clássica pode fornecer.


https://www.shoutoutuk.org/2017/11/10/what-is-neuromarketing-and-is-it-good-for-business/ https://raizesdigital.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário