terça-feira, 23 de junho de 2015

A Era da Imagem



Confúcio há mais de dois mil anos disse: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. À época, ele não imaginava como sua frase seria tão emblemática na era da informação. Em uma sociedade que já percebeu o quão importante é o seu poder de autocomunicação, os conteúdos são produzidos e circulam de uma maneira mais abundante, o que fez com que muitas empresas ligassem seu sinal de alerta, de modo a atender esta demanda crescente de ferramentas que facilitassem a produção, distribuição e acesso a tais conteúdos.

Esta semana foram várias as iniciativas de empresas ligadas às mídias sociais neste sentido. O Facebook, por exemplo, anunciou o Facebook Moments, um aplicativo que permite o compartilhamento privado de fotos. O aplicativo utiliza o recurso de reconhecimento facial dos usuários para propor o compartilhamento das fotos nas quais eles foram “reconhecidos”. O intuito é facilitar uma prática já realizada por usuários da rede social, mas que é feita por meio de outros aplicativos. Atualmente, ele se encontra disponível apenas para os usuários dos Estados Unidos nas plataformas Android e iOS, mas resta saber se os usuários vão aprovar a ideia de privacidade embutida na iniciativa.

Esse olhar mais atento às imagens não aconteceu apenas no Facebook. Na primeira semana de junho, o Google já havia apresentado novas funcionalidades para o seu aplicativo de fotos, o Google Fotos. Entre elas estava o armazenamento ilimitado de imagens, mais possibilidades de organizar os arquivos, facilidade da busca de fotos, agilidade de processos (no que tange à usabilidade do arquivo), opção para a edição das imagens e um “assistente inteligente”, o qual sugere ao usuários formas de melhor aproveitar as imagens armazenadas.

Na semana seguinte, 10 de junho, outra mídia social para imagens também anunciou novidades: o Instagram. Segundo informações fornecidas pela empresa, a ideia principal era trazer um design mais clean para a sua versão para desktops e aumentar o tamanho das imagens para quem acessa a plataforma por meio de PCs. Assim, as mudanças se aproximariam do layout apresentado pela mídia em dispositivos móveis. As alterações não foram significativas, mas veio ao encontro do objetivo da empresa em incentivar o acesso ao Instagram também por desktops.

A importância da relação entre os usuários mais jovens e as imagens levou inclusive o CEO do Snapchat, Evan Spiegel, a explicar aos usuários de outras gerações porque crianças e adolescentes tiram tantas fotos atualmente. Segundo Evan, “quando você vê as crianças tirando zilhões de fotografias de coisas que você nunca fotografaria, é porque eles estão usando fotografias para conversar”. A íntegra dessa explicação está em um vídeo disponível neste link.

Em meio a esta supremacia da imagem, a agência McCann Lima mostrou que nem sempre é preciso ter visão para enxergarmos longe. Ela realizou uma ação para a União Nacional de Cegos do Peru que consistia em algo bem inusitado: criar um post no Facebook para cegos. O objetivo era fazer com que as pessoas providas de visão entendessem como os visualmente incapacidados interagem, por meio de uma experiência virtual. Neste vídeo, você pode conferir como nasceu o projeto e como os usuários interagiam em meio à proposta da agência. Já neste link, é possível interagir com o post original.
FYI

Facebook desenvolve app específico para conexões lentas

Denominado Facebook Lite, ele utiliza um espaço inferior a 1 MB em dispositivos móveis e tem como principal função fazer ações simples no Facebook, como atualizar o feed de notícias, postar status e fotos. No entanto, ele não suporta vídeos ou serviços mais avançados de geolocalização. O aplicativo está disponível apenas para a plataforma Android e, de acordo com informações da empresa, é indicado para regiões em que as conexões para celulares são mais falhas. (Fonte:B2B Magazine)
YouTube anuncia plataforma de games

Outra novidade esta semana foi o lançamento de uma plataforma específica para games, chamada YouTube Games. Inicialmente disponível apenas para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido, ela terá versões para desktops e para dispositivos móveis, e permitirá que os desenvolvedores tenham páginas para os seus jogos. Além disso, por meio da plataforma será possível assistir partidas de games ao vivo, ler críticas sobre os jogos, entre outras funcionalidades não divulgadas. A empresa ainda destacou que será possível veicular anúncios em um formato semelhante ao já praticado em seu canal de vídeos. (Fonte: Meio & Mensagem)

Dropbox torna mais fácil o acesso a arquivos de usuários que não possuem conta

O Dropbox divulgou nesta semana mais uma funcionalidade à plataforma, denominada “File Request”, ou solicitação de arquivo, em tradução livre. Esta opção tem como objetivo tornar mais fácil o acesso a arquivos, sejam eles individuais ou de grupos, sem que seja necessário ter uma conta na plataforma. Cada arquivo compartilhado por meio desta funcionalidade pode ter até 2 GB e basta que o usuário informe um e-mail para cadastro. Em abril, a empresa também anunciou um novo projeto Beta para a plataforma, chamado Project Composer. Por meio dele, os usuários poderiam redigir notas, to-do lists, arquivos do Dropbox, além de informações de calendários. (Fonte: Mashable)

Google Maps apresenta nova funcionalidade

A nova atualização do Google Maps apresentada esta semana traz uma funcionalidade bastante útil para os usuários. Agora, baseado no tempo de percurso que os usuários levarão para chegar ao seu destino, é possível verificar se os estabelecimentos estarão abertos até eles chegarem. Por enquanto, esta versão do aplicativo está disponível apenas para a plataforma Android. (Fonte: The Next Web)

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