Como se relacionar melhor através das redes sociais
Manter bons relacionamentos profissionais nas redes sociais
impulsiona a carreira. Veja que atitudes você precisa adotar para impulsionar
sua carreira (e não se queimar) nas mídias sociai
Mundo real chamando
As redes são ótimas
portas de entrada para conhecer pessoas importantes que antes pareciam
inacessíveis. Mas é preciso, também, cultivar seus contatos com encontros
presenciais. Nada de fugir do mundo offline.
"Um Twitter não substitui sua presença em eventos,
palestras e cafés", diz Gil Giardelli, da ESPM. "O contato corpo a
corpo é importante para manter sua rede viva."
Líderes: usem a rede a seu favor
Se você busca novos
conhecimentos e quer ser mais criativo, pode encontrar o que procura nas mídias
sociais. "Gestores que entendem a importância das novas redes para a
inovação estão à frente dos que pensam que isso só desconcentra os
funcionários", diz Josh Bernoff, autor do livro Empowered e consultor da
Forrester Research.
Algumas empresas veem nas redes um espaço para a criação de
novas ideias. A Intel é um exemplo. Lá há estímulo para o uso das mídias
sociais durante o expediente. "Os níveis de inovação aumentam por causa do
nosso incentivo ao uso contínuo das novas tecnologias", diz Marcelo
Fernandes, gerente de marketing corporativo da Intel.
Se não gosta, melhor nem entrar
Antes de entrar nas
redes, analise qual delas têm mais a ver com seu perfil. Pior do que não estar
presente em determinado site de relacionamento é não se sentir confortável ao
usá-lo. "Se um profissional não tem familiaridade com o ambiente virtual,
não saberá aproveitar tudo o que ele tem para oferecer", diz Heloisa
Prates Pereira, professora de comunicação da PUC de São Paulo.
Mesmo que você tenha dois perfis, para separar seus comentários
profissionais dos pessoais, é muito provável que essas duas facetas se
misturem. "Uma busca simples na internet revela informações pessoais e
profissionais sobre uma pessoa", diz René, da Locaweb. E essa convergência
não é necessariamente ruim.
De acordo com John Hagel e John Seely Brown, diretores do
centro de inovação e tecnologia da Deloitte, nos Estados Unidos, quem fala
sobre a vida pessoal sem exagerar é visto com empatia pelos outros internautas
e consegue criar vínculos mais fortes na rede.
O cuidado nesses casos é não se expor em excesso.
"Ninguém está interessado em saber o que você comeu no café da
manhã", diz Gil, da ESPM. "Destaca-se quem divulga conteúdo
relevante", explica.
Alimente suas redes
O segredo para ser
visto nas redes sociais é compartilhar constantemente informações relevantes
para o segmento no qual você está inserido. Segundo os consultores da Deloitte,
esse comportamento tem o potencial de aumentar a procura pelo seu perfil e
ampliar sua relevância online.
"Se você não tem o que dizer, fica invisível", diz
Drica Guzzi, pesquisadora de novas mídias da USP. "As redes são locais
para potencializar suas competências, por isso encontre assunto",
completa.
Na internet, todo mundo pode ver alguns flashes do seu
passado. Mesmo que seu perfil seja protegido, um chefe, um colega ou até mesmo
um recrutador pode encontrar referências a um comentário seu em outros perfis,
blogs ou sites. Portanto, tome cuidado com o tipo de conteúdo que está
divulgando por aí.
"As pessoas precisam entender que a internet arquiva
tudo", diz o americano Josh Bernoff, da Forrester Research. "Uma foto
embaraçosa pode prejudicar sua imagem no mundo real". Para fugir das
gafes, evite compartilhar ou comentar ideas por impulso.
"Quem pensa antes de postar ganha credibilidade",
diz Edney Souza, criador do blog Interney, sucesso da web, com mais de 100.000
seguidores no Twitter e professor de novas mídias na FGV de São Paulo.
Cada um no seu quadrado
Para se dar bem nas redes sociais é importante, assim como
se faz dentro de uma compania, ler bem o ambiente. No LinkedIn, que é mais
sisudo e corporativo, não é recomendável comentar sobre o churrasco do fim de
semana, por exemplo.
No Twitter, mais amplo, há espaço para esse tipo de assunto.
No Facebook, divulgar fotos bacanas pode render comentários favoráveis.
"Antes de entrar com tudo, é bom dedicar um tempo para analisar como o
pessoal se comporta em cada rede", diz René, da Locaweb. "Isso evita
gafes", completa.
Não adianta cuidar só do seu perfil. As pessoas com as quais
você se relaciona online também revelam que tipo de informação você procura e
quais são suas preferências. Por isso, selecione e cuide bem de sua agenda
virtual. E não se deslumbre pela falsa popularidade das redes.
"O ideal é selecionar quem realmente tem a ver com sua
vida e fugir dos milhões de falsos amigos", diz René, da Locaweb. Além
disso, procure seguir gente interessante que está fora da sua área de atuação,
o que ajuda a aumentar sua visão de mundo.
"As redes são entradas para realidades com as quais
você pode se entusiasmar", diz Gil, da ESPM. E lembre-se de sempre dar
crédito para seus seguidores quando postar algo interessante que você encontrou
em outro perfil. "A ética das redes é a de que gentileza gera gentileza,
então, credite", diz Drica, da USP.
Prepare-se para ser criticado
Mesmo que você tome todos os cuidados para compartilhar
apenas conteúdos interessantes, seu post pode ser rebatido de maneira pouco
amigável. Nessas horas, nada de entrar em discussões com sangue quente.
"Respire fundo, saia do seu perfil e analise se aquele comentário merece
uma resposta", diz René, da Locaweb.
Se você acha que o comentário desagradável pode render uma
discussão interessante, mantenha o alto nível da conversa e vá em frente.
"Discussões inteligentes movimentam as redes e, muitas vezes, podem até
aumentar o status de um profissional", explica Drica, da USP. "Mas só
entre nelas se você realmente entender do assunto e tiver bons
argumentos."
Etiqueta básica
É sempre bom lembrar: não faça comentários maldosos sobre a
empresa, o chefe e os colegas. "Isso se espalha rapidamente e acaba com
sua reputação", diz Heloisa, da PUC. "A internet pode criar ruídos de
comunicação e provocar discussões desnecessárias", alerta Edney, da
Interney. Verifique onde seu nome aparece na web. "É bom para conhecer sua
presença online", diz Drica, da USP.
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