•Without trust you don’t have sharing. •Without sharing you don’t have collaboration •Without collaboration you don’t have knowledge creation (assuming you have to work with others). So how do you gain trust? You first have to trust... Uma seleção dos melhores artigos sobre a WEB2.0 www.raizesdigital.wordpress.com
sexta-feira, 8 de março de 2013
Redes Sociais, a gigante fábrica de informações para empresas
Redes Sociais: a gigante fábrica de informações para empresas
Atingir consumidores com interesse potencial em determinadas informações, produtos e serviços com economia de tempo, dinheiro e esforço é o retrato desta nova abordagem comercial online que esse artigo pretende mostrar.
Ivan Francisco, / www.administradores.com.br
Atualmente podemos perceber que as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão mudando, pois está se olhando para fora, para pessoas que devem nos acompanhar. Hoje, temos de ter seguidores. Campanhas de marketing viral e o relacionamento com o público em redes sociais na internet são fatores indispensáveis para empresas que desejam acompanhar o perfil dos novos consumidores do século XXI.
Podemos classificar esse novo conceito digital de relacionamento humano como uma interação social, cuja finalidade é conectar pessoas e proporcionar a comunicação, portanto, formar laços sociais. As mídias sociais são como uma impressão digital de uma sociedade que interliga coletivos humanos através da internet na busca de assuntos em comum.
De maneira inovadora, o conceito de comunicação digital e do marketing em redes sociais, abordam pessoas certas, consumidores e mercados que estão de fato buscando aquilo que estão oferecendo. Quanto mais um empreendimento aumenta a conectividade e o grau de distribuição de uma rede social, menor o mundo fica. Não em termos geográfico ou populacional, mas em termo social.
Maior será seu potencial de indução, de inovação, tornando-se protagonista em um mundo empreendedor. E para isso, não se torna necessário muita gente. De acordo com o SEBRAE, as redes sociais contribuíram para o crescimento do faturamento do comércio virtual no Brasil, que atingiram números impressionantes. O Twitter tem se destacado como um veículo de comunicação online extraordinário no meio empresarial. Ele compartilha informações, avaliações, estratégias e analisa diretamente o perfil dos consumidores. Ações interativas nas redes sociais aliadas a estratégia publicitária podem de fato fortalecer a marca e a imagem da empresa.
O assunto do momento é Redes Sociais. Pessoas normais produzindo conteúdo e interagindo com seus semelhantes. Mas você já se perguntou como se aplica todas essas novidades no mundo empresarial? Como as empresas podem usar as redes sociais? Será que as empresas sabem usá-las e como elas estão utilizando essa nova ferramenta de comunicação? Existem centenas de redes sociais disponíveis em toda a web. Pode-se dizer que existe alguma rede para praticamente tudo que você possa imaginar: postar fotos, vídeos, slides, mensagens, ideias, opiniões, perguntas, respostas, podcasts, empregos, trabalhos, entretenimento, jogos, etc. Para cada um desses segmentos ainda existem diversas variações e cópias.
A grande questão e confusão que as empresas costumam fazer é não saber seu público-alvo e acabar entrando nesta comunidade social de forma imprudente. A maioria das empresas apenas criam seus perfis nas redes mais comuns e conhecidas esperando resultados. Para começar, qualquer empresa deve se perguntar: O que eu quero fazer aqui? Ela deve saber que não adianta entrar na Web só por entrar, tem que haver algum objetivo, saber aonde quer chegar e o que quer dizer.
Depois que souber em quais redes sociais é melhor estar presente, se deve entender que a partir do momento em que entrar, deve alimentar a rede, produzindo conteúdo. A empresa, como membro da rede, seja ela qual for, deve interagir com as pessoas, colocar conteúdo e não simplesmente criar um perfil esperando que ele se atualize sozinho. O perfil da empresa agora está exposto e ela deve fazer ele se movimentar, encontrar pessoas, ver o que as elas têm a dizer sobre empresa, se elas gostam ou não do seu serviço. Com o auxílio das redes as empresas podem mostrar melhor seu trabalho, descobrir o que as pessoas pensam sobre a marca, quebrar fronteiras e mostrar seu trabalho para pessoas geograficamente mais distantes, responder com mais eficiência dúvidas de clientes, se informar sobre o mercado fora de sua região entre outras infinitas utilidades, criando assim um eficiente sistema para captar informações valiosas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário