Entenda como ter visibilidade nos sistemas de busca
É por meio do site que o usuário avalia a credibilidade da empresa, os produtos e serviços. A impressão que ele tem ao acessar é o que vai determinar se o usuário vai se tornar um cliente
Comércio, serviços, indústria... Não importa em que setor de atuação, o empreendedor deve buscar ferramentas que consolidem a presença da sua marca na internet e o ajudem a ampliar sua fatia de mercado.
"Ter um web site é uma questão de credibilidade, não só online como offline", afirma André Guelmann, gerente de comunidades para o Brasil da Wix, plataforma gratuita de construção de sites. "Hoje, a primeira coisa que você faz quando escuta falar em uma nova empresa é ir para o Google procurar o nome e ver se encontra." E, como os mecanismos de busca costumam ser o intermediário entre o internauta e o site da empresa, é importante também que o empreendedor saiba como tirar o melhor proveito possível dessa ferramenta.
André explica que é por meio do site que o usuário avalia a credibilidade da empresa, verifica os produtos e serviços e analisa os comentários a respeito da marca. A impressão que ele tem ao acessar é o que vai determinar se o usuário vai se tornar um cliente. "Primeiro, é preciso fazer com que a pessoa chegue até o seu site, mas isso não basta. Em 10 segundos, ela vai decidir se continua ou fecha a janela e vai para outro. Então, não basta que você tenha um site, ele deve ser profissional, alerta o especialista.
Criação do site
A providência inicial é fazer um planejamento de como será o site. "Pode parecer estranho, mas o primeiro passo para criar um site é papel e caneta, para planejar no papel o site que você vai construir", orienta André. O empreendedor deve ter em mente o tipo de cliente que quer atingir.
Na hora de pensar no visual, o perfil de consumidor deve ser levado em conta. "Uma das coisas que procuramos deixar claro para os nossos usuários é que ele deve construir o site que ele precisa, o que o cliente precisa e não o que ele quer", alerta André.
Antes de pensar na visibilidade nos sistemas de busca, é importante focar em criar um site de qualidade. "Se já foi difícil atrair aquele visitante para o seu site, você não pode correr o risco do seu site não oferecer o que ele quer", aponta André.
Conteúdo
Para ter visibilidade e aparecer entre os resultados de uma busca, o conteúdo do web site deve ser levado em conta. "O Google, por exemplo, valoriza cada vez mais o conteúdo de qualidade", afirma André.
Segundo ele, o cadastramento de palavras-chaves e o uso intensivo de links também são critérios usados pelos motores de busca para dar prioridade a determinado site, mas o conteúdo de qualidade é fundamental. "Pense pela ótica do usuário. O Google nesses últimos anos está valorizando cada vez mais o site de conteúdo original, de qualidade, atualizado sempre e relevante ao assunto", defende.
Blog e SEO
Uma forma de atrair visitantes e postar conteúdos com frequência é a criação de um blog. "Além de levar trafego, ele promove o site em si, pois é onde o conteúdo deve ser atualizado regularmente", orienta André. "Se bem escrito, ele torna a sua empresa uma autoridade no assunto, e isso faz que a credibilidade do seu site aumente. E, consequentemente, a visibilidade online também cresce."
Segundo ele, o ideal é apostar em assuntos que tenham relação com o negócio. "Se você tem uma empresa de água, por exemplo, você pode ter um blog que fale sobre a qualidade e as novas tecnologias de tratamento de água", exemplifica André.
O consultor orienta também o uso de técnicas de otimização para serviços de busca (SEO, Search Engine Optimization), que é o uso de palavras-chaves nos textos e postagens do blog. Com o cadastramento de palavras que normalmente as pessoas colocam nos sistemas de busca, o trabalho dos sites de indexação fica facilitado.
Redes sociais
"Não se pode falar em internet sem as redes sociais. E, querendo ou não, a sua empresa está presente nas redes sociais, pois as pessoas estão falando sobre ela lá", afirma André.
Plataformas como Twitter e Facebook, e outras mais específicas como LinkedIn (contratações e contatos de negócios) ou Reclame Aqui (reclamações), são muito utilizadas pelos internautas para comentar serviço e qualidade de produtos e marcas. Por isso, é necessário estar presente, monitorar e interagir nessas conversas e não simplesmente criar o perfil na rede.
"Se não fizer isso, é melhor não ter, mas hoje o empreendedor não pode se dar a esse luxo. Você deve ter esse ciclo do site, do blog e estar presente nas redes sociais, pois um desses vértices você usa para promover os outros", orienta André. Atualmente, os resultados de busca também levam em conta a presença da marca nas redes sociais.
Publicidade
Depois que o site estiver consolidado, uma opção é investir em anúncios. "Eles geram muito tráfego para o seu site e aumentam a visibilidade", afirma André.
Tanto os portais quanto os sites de busca e as redes sociais oferecem serviços de veiculação de anúncios relacionados com palavras-chave. "Com um pouco de cuidado, o empreendedor consegue resultados incríveis", afirma André.
Para que todas essas estratégias dêem resultado, o empreendedor deve ter em mente que o trabalho precisa ser contínuo. "É uma coisa diária. Você tem que investir tempo nisso. Mas, se investe, os resultados aparecem", orienta André.
fonte: http://invertia.terra.com.br/empreendedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário