Medir resultados da sua estratégia de social media não é uma tarefa fácil
e muitas vezes nem mesmo compreendida. Cerca de 50% das empresas não sabem o
valor de estarem no LinkedIn, por exemplo. O mesmo número de empresas não sabe o
real valor de impacto dos blogs sobre as métricas de negócios e 53% não
conseguem analisar o ROI no Twitter. São muitas variáveis e contextos, mas
uma coisa é certa: elaborar uma estratégia de mídia social para
empresas requer muito empenho e dedicação.
Mais importante do que recolher os dados, é saber o que
recolher, como recolher e o que fazer com eles. Dados por si só não servem para
nada. É preciso extrair algo deles, dando certa utilidade e, com isso,
realizando uma medição de todo seu empenho. Abaixo confira 4 passos que formam
um guia básico, adaptado pelo blog, para medir os resultados da sua estratégia
de mídias sociais:
Passo
1: estipule os objetivos
Sua empresa precisa definir e ter bem delimitado quais
são os indicadores-chave de desempenho (key
performance indicators, ou KPIs) para as redes sociais. Os objetivos
precisam ser mensuráveis e as métricas precisam estar em sintonia com a linha de
negócios que a empresa possui. Não há como caminha para um lado contrário ao do
pensamento empresarial. Exemplos de indicadores-chave de desempenho para o
Twitter são:
- Número de fãs por cidade, segmento, sexo ou região demográfica;
- Porcentagem de comentários negativos e positivos sobre um determinado produto ou marca;
- Atendimento ao cliente e os custos que as mídias sociais reduziram nesse serviço;
- Feedback sobre ideias e sugestões de melhores ou reclamações.
Passo
2: medindo os resultados com Google Analytics
Sua empresa precisa ter em mente que nada é tão fácil ou
tão difícil de ser analisado. Se for um dos dois, algo já está errado antes
mesmo de ser verificado. O segundo passo se resume a medir os resultados
colhidos durante a campanha e alguns pontos devem ser observados:
- Crie filtros para as campanhas nas redes sociais. Verifique quais ações estão partindo de quais mídias sociais;
- Crie landing pages para as mídias sociais: ofereça conteúdo atraente para uma mensagem mais clara, variando conforme sua campanha e a mídia a ser usada. Algum lugar deverá ser a página de destino contento suas informações. Ofereça vários caminhos e um ponto comum;
- Acompanhe as interações com as mídias sociais no site: se os usuários não estão interagindo com o conteúdo de seu site, algo precisa ser rapidamente mudado.
Outras
ferramentas gratuitas são:
Exemplos
de ferramentas pagas:
Passo 3: interpretação dos
dados
Você deve ter atenção aos dados das diferentes redes
sociais. A análise do Facebook se diferencia da análise do Twitter, por exemplo.
No caso da rede social de microblogs, 3 fatores são os essenciais,como perfis,
atividade e engajamento. Já na rede de Mark Zuckerbeg, pode-se verificar dados
qualitativos, quantitativos e atividade.
No
Twitter, analise:
- Perfis: veja o sobe e desce no número de seguidores, quantas tweets são relacionados à sua empresa e a média diária de publicações;
- Atividade: nesse quadro entram o número de clicks, RTs, o tipo de conteúdo publicado e qual a estrutura de tweet que tem recebido o melhor CTR;
- Engajamento: menções à uma palavra-chave, conteúdo das palavras-chave e análise de sentimento.
No
Facebook, analise:
- Dados quantitativos: número de likes, número de páginas visualizadas e referências externas.
- Dados qualitativos: usuários, idioma, localização e tipo do feedback.
- Atividade: mensagens visualizadas, interações, comentários, horários das interações e número de links públicos.
Passo 4: confira sua
estratégia
Será que você está cumprindo suas metas estipuladas lá no
primeiro passo? Se a resposta é positiva, parabéns! Não se esqueça de medir e
agir com os resultados colhidos e analisados, sempre ficar atento para captar
possíveis melhorias e sempre procure obter resultados ainda melhores. Porém,
caso a resposta seja negativa, mude, logo! Identifique as métricas que estão
obtendo os piores resultados. Abaixo segue algumas dicas para sua empresa
improvisar:
- Publique outros conteúdos ou em formatos diferentes;
- Publique mais ou menos, dependendo do seu caso;
- Estude seu público-alvo e seu comportamento e veja o que pode ser oferecido a eles. O que você gostaria que fosse oferecido a você? Pense também como o usuário;
- Você responde aos comentários de seus usuários? Quantas vezes? Quando você responde? Verifique a sua interação com eles;
- Quem são seus usuários? O que eles não estão fazendo? O foco sempre é o cliente;
- Metas surreais? Talvez seus objetivos necessitem ser mais tangíveis.
Há muitas razões para você monitorar sua empresa nas
redes sociais. O importante é você ter sempre em mente como trabalhar e montar um relatório com os dados
obtidos, lembrando sempre que existem as oportunidades e os riscos de se realizar essas
análises. Na dúvida de como começar o monitoramento, é só conferir diversas dicas espalhadas por aí. Mídia social
também é uma arte. Se não souber interpretá-la, de nada adianta todo o esforço
do artesão.
Por
Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro
Acesse o Artigo Original: http://www.blogmidia8.com/2011/09/guia-basico-para-medir-os-resultados-da.html#ixzz1vnZp0HgR
Cris Mattar
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