sábado, 25 de dezembro de 2010

As ferramentas das midias sociais


As melhores ferramentas para monitorar as mídias sociais
por Leandro Moreira
Nas últimas semana estava numa discução no grupo Marketing Digital Brasil do linkedin e obtive resposta sobre as ferramente de monitoramento. Veja abaixo na integra a discução:

Marcelo Na sua opinião quais são as melhores ferramentas para monitorar midias socias?
Leandro Moreira • Scup é muito bom. e a minha empresa usa. Além de que é em português.
Thais Balsi • Socialmetrix oferece SMX Echo, ferramenta para monitoramento online com expertise em desenvolver plataformas para os idiomas portugues e espanhol.
Elimina a necessidade de um interlocutor apresentando os resultados de maneria clara e com mencoes qualificadas entre positivas, negativas e neutras.
Davi Caetano • O Scup é pago, o socialmetrix é gratuito??
Thais BalsiSmx tb è pago, mas nao estabelece limite quanto ao volume de informacoes ou mencoes.
Leandro Moreira • Gratuito?!?! vc pode achar no priprio google (as atualizações do twitter e criando alert google) e Social Mention tbm é bom. mas assim de um monitoramento gratutíto que gera relatorios. eu não conheço.
Danilo Barbosa Campos • Para o Twitter eu prefiro um monitoramento manual: http://www.linkedin.com/redirect?url=http%3A%2F%2Fe-social%2Ecom%2Ebr%2Fblog%2F2010%2F9%2Fmedindo-manualmente-o-engajamento-em-seu-twitter%2F&urlhash=zzT2 Isadora Bolduan Piazera • Também não conheço monitoramento grátis que gere relatórios prontos, mas existem diversas ferramentas entre elas o google alerts como disse o Leandro que conseguem fazer um bom trabalho quando bem configuradas e acompanhados no goole reader, por exemplo. O complicado é que alguém precisa passar um bom tempo analisando manualmente, filtrando informações. Isso pode ser um ponto positivo, porque alguns relatórios de serviços pagos não detectam ironia, por exemplo. Segue uma ótima apresentação sobre monitoramento de redes sociais com ferramentas gratuitas: http://www.linkedin.com/redirect?url=http%3A%2F%2Fwww%2Eslideshare%2Enet%2Flucasvgr%2Foficina-de-buzz-monitor-em-mdias-sociais-15-edted&urlhash=GUmA
Paulo Milreu • Olá amigos. Eu gostaria de convidá-los para conhecer o Livebuzz, a nossa solução para monitoramento e marketing em mídias sociais. Apresento em uma reunião online, através de compartilhamento de tela no Skype. É sem compromisso, apenas para conhecerem. O que acham? Para quem quiser conhece: http://www.linkedin.com/redirect?url=http%3A%2F%2Fbzz%2Ems%2F6c&urlhash=snHq
Beni Kuhn • Sugiro o 48ers.com
Danila Dourado • O Radian6 é muito bom, permite fazer cruzamentos de monitoramentos e até mesmo entre tags. Disponibiliza também a opção de criar várias categorias, por exemplo você pode selecionar o emissor, assunto, e inclusive adicionar sub-assuntos se for o caso. Além disso, é possível “customizar” os gráficos com as cores corporativas da empresa que está sendo monitorada. No entanto, ele peca nas buscas em blogs e sites, coletando um número de menções infinitamente inferior as observadas no Google News e Google Blogs, por exemplo. Nesse aspecto o Scup sai na frente e oferece dados mais próximos aos dos motores de buscas, apesar de apresentar alguns atrasos na coleta nesses ambientes. Vou testar o LiveBuzz do nosso amigo Paulo e depois comento aqui como foi a experiência com a ferramenta.

Leandro Moreira • muito bom comentario da danila! parabens!
Paulo Milreu • Danilo, fico à disposição para agendarmos uma apresentação do Livebuzz, que fazemos via compartilhamento de telas pelo Skype, e na sequência libero uma conta trial e a nossa política comercial. Peço que agende por aqui: http://www.linkedin.com/redirect?url=http%3A%2F%2Fbzz%2Ems%2F6c&urlhash=snHq E fica o convite para todos que quiserem conhecer o Livebuzz. ;)
Cristina Dissat • Gostaria de fazer um comentários quanto a outro tipo de cliente e talvez algo simples e básico possa ser interessante para iniciar o monitoramento. Alguns clientes tem muito medo, ainda, do Twitter, principalmente na área de saúde (no meu caso), começar mostrando o crescimento dos seguidores, tweets, etc. - como um twittercounter - pode ir despertando a curiosidade e depois aumentando e em tempo real o http://www.linkedin.com/redirect?url=http%3A%2F%2Fchartbeat%2Ecom%2F&urlhash=bF09

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