quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Marca, O Consumidor e o Produto na Web 2.0 Zone


Qual é a percepção que o consumidor tem sobre o seu produto? Quando ele entra em uma loja, ele pode achar que o que a vendedora está lhe mostrando é ridículo, feio ou de má qualidade, mas ele não dirá isso a ela e simplesmente marchará para fora da loja. Nas redes sociais, por outro lado, chega a assustar o grau de sinceridade das pessoas quando exprimem suas opiniões. Elas podem simplesmente detonar um produto sem o menor pudor.

Claro, esqueça a possibilidade de “controlar” o que as pessoas falam a respeito da sua marca ou produto. Esqueça também a ideia de não participar das conversas porque elas continuarão acontecendo com ou sem você.

O que fazer, então? O conceito agora é participação.

1. Entenda como as pessoas se engajam e participam. Charlene Li, festejada autora de Groundswell e especialista em mídias sociais, define uma “pirâmide”. Na base, estão os que simplesmente assistem: lêem blogs e notícias, assistem vídeos online, ouvem podcasts. No segundo estágio, os que compartilham: fazem uploads de fotos, compartilham vídeos ou links que acharam interessantes. Um degrau acima, estão os que comentam em blogs, participam de fóruns de discussão, avaliam produtos e serviços. Mais além, há os que produzem conteúdo: gente que redige blogs, produz vídeos e apresentações. Por fim, no topo da pirâmide, estão os chamados curadores, os que definem as discussões, moderando fóruns, criando wikis etc.

2. Ofereça conteúdo interativo, inteligente e divertido. A sua existência física (lojas, quiosques, stands) e a sua presença virtual (site, redes sociais etc) têm que estar totalmente alinhadas e coerentes. Nada mais frustrante do que o vendedor da loja não saber de uma promoção que está rolando no site da empresa e não saber atender o cliente. O site, por sua vez, deve ser de fácil navegação. Todas as promoções, online e offline, devem considerar o estilo do público-alvo e a linguagem que o toca.

3. Estimule o diálogo. Não se feche na sua carapaça de “estrategista das mídias sociais” e não empurre um monte de conteúdo chato para cima do cliente que acompanha seu site, blog ou Twitter. A internet é um canal de duas mãos, e você deve OUVIR antes de falar. Não use esses canais para fazer spam dos seus produtos, qualidades ou promoções.

Fonte : portalexame.abril.com.br

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