
Em um ano o número de visitas ao Facebook cresceu 804%, empurrando o site da 16ª para a 4ª posição no ranking das redes sociais mais visitadas. Atrás, em 5º lugar está o Twitter, que com um avanço de 768% no número de visitações sai do 18º lugar. Os dados são do estudo da Serasa Experian Hitwise, empresa que fornece informações sobre a interação de 100 mil pessoas em mais de 150 mil websites no Brasil.
Os dados, apontados no estudo na categoria Redes Sociais e Fóruns, mostram que o Twitter manteve-se à frente do Facebook durante a maior parte de 2009. O Facebook ultrapassou o Twitter na segunda semana de dezembro e segue à frente desde então.
O líder na categoria “Redes Sociais e Fóruns” é o Orkut, com mais da metade (62,14%) de todo o share de visitas, contra 2,35% do Facebook e 1,91% do Twitter. Quem mais se aproxima do Orkut na categoria é o YouTube, site de compartilhamento de vídeos, com 17,23% do total de visitas.
Brasil — Na internet em geral, a categoria de sites de “Redes Sociais e Fóruns” ocupa a segunda colocação, com 15,14% de todo o share de visitas, atrás apenas dos “Mecanismos de Buscas” que contaram com 20,77%. Em seguida estão as categorias “Portais” (7,34%), “Serviços de Email” (5,77%), “Multimídia” (3,71%), “Games” (3,43%), “Televisão” (2,24%), “Software” (1,56%), “Imagens e Clip-Art” (1,44%) e “Bancos e Instituições Financeiras” (1,23%).
Ao considerar o tempo médio de visita, a categoria de “Redes Sociais e Fóruns” é a primeira colocada de toda a Internet brasileira, superando os sites de busca. Foram 22 minutos e 51 segundos registrados pelo Hitwise no início de abril. A categoria de “Mecanismos de Busca” ficou na 5ª posição, com 12 minutos e 30 segundos.
Destino — Sites que geram tráfego são as páginas nas quais os internautas estavam antes de acessar algum site de uma das categorias avaliadas pelo Hitwise. Os que mais geraram tráfego para a categoria “Redes Sociais e Fóruns” foram Google (39,05%), Google Brasil (21,23%), Orkut (6,78%), Windows Live Mail (4,08%) e Universo Online (1,81%). A predominância de sites de busca aqui revela o papel direcionador destas páginas em relação a outros sites.
Aonde vão internautas brasileiros
Serviços mais buscados
Mecanismos de busca 20,77%
Redes Sociais e Fóruns 15,14%
Portais 7,34%
Serviços de e-mail 5,77%
Multimídia 3,71%
Games 3,43%
Televisão 2,24%
Software 1,56%
Imagens e Clip-Art 1,44%
Bancos e instituições financeiras 1,23%
Portais mais visitados
Youtube 5,83%
Orkut 3,07%
Habbo 0,99%
You tube 0,92%
Orkut login 0,88%
Uol 0,76%
Bate papo 0,58%
Youtube vídeos 0,48%
Twitter 0,46%
Facebook 0,46%
fonte: bemparana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário